De herdeiro de imóvel rural a investidor de eucalipto
De herdeiro de imóvel rural a investidor de eucalipto: conheça a história de Cássio

De herdeiro de imóvel rural a investidor de eucalipto: conheça a história de Cássio

Talvez a história de Cássio seja parecida com a sua: ele herdou um imóvel rural do pai, mas não possuía nenhum conhecimento técnico sobre agricultura, pecuária ou agronegócio. Dessa forma, não sabia quais atividades econômicas desenvolver na propriedade para que ela se tornasse sustentável e lucrativa.

Cássio também não tinha coragem de vendê-la, já que cresceu na fazenda e suas memórias de infância e adolescência estão vinculadas a esse imóvel rural.

Resultado: ele possuía um passivo que lhe gerava altas despesas mensais e não sabia o que fazer.  Foi quando conheceu a Bracell e decidiu se tornar parceiro florestal da empresa.

1. Qual é a sua relação com esse imóvel rural?

Cresci nele. É uma propriedade que pertence à minha família há mais de 60 anos. Da minha avó, passou para o meu pai e depois, para mim, que sou filho único e morei na fazenda até o meu pai falecer. Tenho uma relação afetiva muito grande com esse local.

2. Quando você herdou a fazenda do seu pai, quais dificuldades enfrentou para administrá-la?

Todas! Meu pai criava gado e eu não entendo nada de pecuária. Sou formado em Ciências da Computação e trabalho em órgão público. Não tinha tempo para estudar e me aprofundar no assunto.

Eu tomava muito prejuízo com a fazenda, tinha que arcar com os custos dela utilizando outras receitas da família. Não que gado seja ruim, mas tem que ter alguém que conheça para operar, e eu não conhecia, assim como não conheço até hoje.

Por outro lado, também não tinha interesse em vender esse imóvel rural, por ser um bem de família.

“Meu pai criava gado e eu não entendo nada de pecuária.  Quando herdei a fazenda, tomava muito prejuízo, tinha que arcar com os custos dela utilizando outras receitas da família.”

3. Como iniciou a sua relação com a Bracell?

Conheci a empresa em 2005, por intermédio de um colega que estava plantando eucalipto. Gostei da ideia e pegamos uma área pequena da fazenda para fazer um teste. Aprovei o resultado e dei prosseguimento à plantação no restante da propriedade.

A Bracell é uma grande parceira, gosto muito da seriedade da empresa e do tratamento que os funcionários dela têm comigo, eles são fantásticos. Nessa parceria, existe um fator muito importante: a franqueza e transparência entre a contratante e o contratado.

4. Em algum momento, você teve receio do eucalipto causar algum impacto ambiental no seu imóvel rural?

Sempre tive uma preocupação muito grande com a questão ambiental, por isso antes de fechar parceria com a Bracell, fui estudar tudo o que envolve o plantio do eucalipto.

Também conversei com o meu colega que já plantava com a empresa e ele me relatou uma ótima experiência. Então desconstruí a imagem negativa sobre essa cultura.

A Bracell tem grande cuidado com a preservação do meio ambiente.

5. Sobre a conservação ambiental, como era a sua propriedade antes do eucalipto?

Toda a vegetação nativa havia sido suprimida pelo pasto. Na época, a legislação ambiental não era rigorosa como é hoje e o meu pai não tinha consciência ambiental. Então ele plantou capim em tudo. Com isso, a biodiversidade ficou comprometida e perdemos várias nascentes que havia no imóvel rural.

Quando herdei a propriedade, comecei a adotar algumas práticas para recuperar as nascentes, porque água atrai animais, atrai vida.

Cultivo de Eucalipto

6. Quais cuidados ambientais a Bracell adotou antes de iniciar o plantio de eucalipto em seu imóvel rural?

Quando fechamos a parceria, a empresa fez um estudo técnico da propriedade, me entregando um mapa de uso do solo, constando a localização das Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal, áreas encharcadas, áreas aptas para plantio de eucalipto, da vegetação e da área de restauração. A partir daí, comecei a ter noção do que poderia, ou não, mexer.

Depois do estudo, a empresa levantou toda a documentação para a regularização da propriedade de acordo com o Novo Código Florestal, criou a reserva legal e cuidou de toda a parte técnica, o que foi muito importante para mim, pois eu não tinha conhecimento sobre essas questões legais.

“Quando fechamos a parceria, a Bracell fez um estudo técnico do imóvel rural, me entregando um mapa de uso do solo, constando a localização das APP, Reserva Legal, áreas encharcadas, áreas aptas para plantio de eucalipto,  vegetação e área de restauração. A partir daí, comecei a ter noção do que poderia, ou não, mexer.”

7. Você falou que devido ao pasto, as nascentes da sua propriedade haviam secado. Esse cenário mudou depois do eucalipto?

Com certeza. Nesse imóvel rural temos três poços de água, inclusive um no meio da floresta de eucalipto. Juntos, esses poços abastecem cerca de 4 mil famílias vizinhas e isso me emociona muito. Meu pai era médico e ajudou muita gente, então me emociona ver que a fazenda dele continua cumprindo um papel social. Água é vida.

Enquanto as pessoas acreditam no mito de que o eucalipto seca os lençóis freáticos, o que vejo ao longo desses quase 13 anos de parceria florestal com a Bracell é que o eucalipto tem ajudado a manter o nível do poço de água e das nascentes, graças ao manejo florestal sustentável adotado pela empresa. Hoje, os tanques não secam mais.

8. Com relação às operações florestais feitas pela empresa na sua propriedade, como é essa rotina?

Esse é mais um dos pontos que elogio da Bracell: a seriedade. Eles sempre me ligam e enviam um e-mail com antecedência me informando o dia e horário em que farão alguma operação na propriedade, a exemplo de combate de formiga, corte, colheita etc.

Eu passo a informação para o caseiro e deixo ele alinhado para receber a equipe, já que eu não tenho tempo de estar lá.

Esse diálogo e transparência da empresa me deixam muito tranquilo, transmite muita seriedade.

9. Em termos legais, como é a parceria com a Bracell?

A parceria que temos é um contrato de cessão de superfície, em que a Bracell planta eucalipto por um período e a posse da propriedade continua sendo minha.

Ou seja, a empresa está locando apenas uma área para plantar a floresta de eucalipto. O contrato é registrado em cartório, com firma reconhecida e testemunhas. Tudo feito de forma segura e transparente.

10. Em termos financeiros, o eucalipto tem sido vantajoso para você e para a o imóvel rural?

Demais. O valor que a Bracell me paga anualmente me possibilita arcar com todos os custos da propriedade, como contador, salário do caseiro, contas de energia e serviços de manutenção em geral, e ainda sobra.

Não existe mais essa história de eu ter que mexer no orçamento da minha família para arcar com as despesas da fazenda, o que me dava um prejuízo grande.

Vejo essa parceria florestal como uma receita fixa que salvou o meu imóvel rural e que chega todo ano na minha conta bancária sem nenhum atraso e com correção monetária. A partir disso, venho planejando desenvolver outras atividades na propriedade, inclusive voltar com a pecuária, mas como um investimento.

Por exemplo, comprar 10 garrotes e daqui a 10 anos vendê-los para comprar um carro, fazer uma viagem em família…Enfim, o eucalipto abriu os meus horizontes.

“O valor que a Bracell me paga anualmente me possibilita arcar com todos os custos da propriedade e ainda sobra. Essa parceria salvou a minha propriedade. O donheiro chega todo o ano na minha conta bancária sem nenhum atraso e com correção monetária.”

11. No futuro, você pensa em deixar de plantar eucalipto para se dedicar exclusivamente a outras atividades agropecuárias?

De jeito nenhum, pelo contrário. Eu gosto tanto do eucalipto, que estou me planejando para comprar uma fazenda vizinha que está à venda e, assim, expandir esse plantio.

Sou um grande defensor do eucalipto, porque vejo que hoje não tem como a humanidade se desatrelar da celulose, ela está presente em tudo.

É muito melhor uma empresa que plante eucalipto e preserve o meio ambiente do que retirar madeira da mata nativa.

12. Se você tivesse um minuto para convencer alguém a fechar parceria florestal com a Bracell, o que você destacaria?

Primeiro, a seriedade da parceria. A Bracell é fantástica e dá todo o apoio para o proprietário rural.

Segundo, o tratamento dos funcionários da empresa, que são muito solícitos.

Terceiro, o retorno financeiro, que lhe dá uma estabilidade para você arcar com todos os custos da propriedade, fazendo com que ela se torne autossuficiente e lucrativa.

Quarto motivo, a preservação ambiental, a Bracell cuida mesmo do meio ambiente.

É muito melhor uma empresa que plante eucalipto e preserve o meio ambiente do que retirar madeira da mata nativa.

Autor

Bracell

Somos uma das maiores produtoras de celulose solúvel do mundo, matéria-prima com alto teor de pureza obtida a partir do plantio sustentável de eucalipto e utilizada na fabricação de uma ampla variedade de produtos, como alimentos, cosméticos, roupas, remédios e tantos outros itens. A conservação do meio ambiente, por meio de projetos voltados à proteção e recuperação de matas nativas, da fauna e flora, de nascentes e de outros cursos d’água, é parte fundamental do nosso negócio.

Conte-nos o que achou do texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me por e-mail quando meu comentário for respondido.

Comentários

Ficou maravilhoso!
Todos os temas polêmicos a respeito da cultura do eucalipto foram abordados e com a comprovação real de que são apenas mitos.
Ótimo trabalho!

Olá, Jonas!

Muito obrigada por sua presença em nosso blog e pelo seu comentário. Volte mais vezes, estamos sempre publicando novos conteúdos aqui sobre boas práticas ambientais para propriedades rurais e os benefícios das florestas plantadas de eucalipto.

Forte abraço

Gostei muito dos esclarecimentos sobre o plantio e cultivo do eucalipto.
Bracell empresa que interage e cuida do meio ambiente. Parabéns

Olá, Gildete!

Muito obrigada por sua presença em nosso blog e pelo seu comentário. Volte mais vezes, estamos sempre publicando novos conteúdos aqui sobre boas práticas ambientais para propriedades rurais e os benefícios das florestas plantadas de eucalipto.

Forte abraço

Parabéns Cássio,
Assim preserva e continua com o que seu pai sempre teve, e assim vc continua passando pra seus filhos.

Olá, Alexandro!

Muito obrigada por sua presença em nosso blog e pelo seu comentário. Volte mais vezes, estamos sempre publicando novos conteúdos aqui sobre boas práticas ambientais para propriedades rurais e os benefícios das florestas plantadas de eucalipto.

Forte abraço

Boa tarde!
Recebi uma pequena propriedade rural a mais de 10 anos e não me gera receita apenas despesas. Fiquei interessado em saber como funciona e qual a menor área que vocês trabalham.
O meu sítio tem 12 hectars de terra
Fica próximo no município de maragojipe bahia.
Se ele se enquadra o que preciso saber para fazer parte dessa parceria?

Olá, Antonio!

Muito obrigada por sua presença em nosso blog e pelo interesse em ser nosso parceiro florestal. Infelizmente, a localização da sua propriedade está fora do raio da nossa atuação. Iremos te enviar um e-mail com mais detalhes.

De qualquer forma, volte mais vezes ao nosso blog! Estamos sempre publicando novos conteúdos aqui sobre boas práticas ambientais para propriedades rurais e os benefícios das florestas plantadas de eucalipto. Forte abraço

Outras publicações que você pode gostar

Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
especialista Bracell entrará em contato com você.










    Não se preocupe, suas informações estarão seguras.