Produtor rural da Bahia: como se tornar um parceiro da Bracell
Produtor rural: saiba como se tornar um parceiro florestal da Bracell

Produtor rural: saiba como se tornar um parceiro florestal da Bracell

Se você possui alguma propriedade rural na Bahia ou em São Paulo e está avaliando quais  atividades poderia desenvolver para torná-la mais produtiva e rentável, temos uma sugestão: plantar eucalipto em parceria com a Bracell! 

Para te ajudar a conhecer as vantagens desse negócio, preparamos um guia que explica porque as florestas plantadas de eucalipto são um bom investimento e qual é o caminho para fechar uma parceria de sucesso com uma empresa que é líder global do mercado de celulose.  

Fique conosco! 

Por que cultivar eucalipto?

O cultivo de eucalipto está crescendo em todo o Brasil, impulsionado pela demanda da indústria de base florestal e pela boa adaptação desta planta ao nosso país. 

Oriundo da Austrália, atualmente o eucalipto está presente nas cinco regiões brasileiras, sendo a espécie florestal mais cultivada em território nacional. 

A partir das matérias-primas extraídas do eucalipto, são produzidos diversos produtos, desde madeira a óleos essenciais. Entretanto, é a indústria de papel e celulose que absorve a maior parte da produção nacional das florestas comerciais de eucalipto

É por isso que, atualmente, o Brasil se destaca como um dos maiores produtores e exportadores de celulose de todo o mundo.

Por que a parceria com a Bracell?

Para saber como se tornar um parceiro florestal da Bracell e entender quais as vantagens por trás disso, precisamos destacar a história dessa organização. 

A Bracell é um dos grandes players globais do mercado de celulose e líder mundial na produção de celulose solúvel, matéria-prima utilizada na fabricação de alimentos, remédios, cosméticos e diversos outros itens.

A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 2003, com a sua antiga marca (BSC/Copener), tendo as suas principais operações sediadas no polo petroquímico de Camaçari e em Alaginhas, ambos municípios da Bahia. 

Em 2019, a companhia expandiu a sua atuação para Lençóis Paulista, interior de São Paulo, e mudou a sua marca para Bracell, fato amplamente noticiado pela mídia. 

Além dessas unidades operacionais, a empresa possui áreas de plantio de eucalipto em diversos municípios vizinhos. 

Cultivo sustentável de eucalipto 

O cultivo sustentável do eucalipto está no centro das atividades da Bracell, que prima também pelo investimento contínuo em pesquisa e tecnologia para o segmento, como é possível conferir um pouco nesse artigo sobre mosaico florestal, nesse sobre as ações da empresa para a preservação da Mata Atlântica e nesse outro sobre o controle biológico de pragas. 

<< Leia também: Bracell assume o Compromisso Um-Para-Um >> 

Dessa forma, a empresa reafirma o seu compromisso de respeitar o meio ambiente e as comunidades vizinhas, em todas as suas operações. 

A madeira de eucalipto utilizada como matéria-prima nos processos industriais da Bracell é certificada e proveniente de duas fontes: de plantios próprios e de produtores parceiros.

É por esse motivo que produtores rurais que possuem imóveis localizados nas áreas onde a empresa atua têm a possibilidade de participar do programa de parceria florestal da empresa, o Cultive Eucalipto

Quais as vantagens de ser um parceiro florestal da Bracell?

  • Estar ao lado de uma empresa sólida e líder de mercado no segmento em que atua – com atuação global, a Bracell é mundialmente reconhecida e respeitada, ocupando a liderança global na produção de celulose solúvel. 
  • Diversificar a renda da sua propriedade – os plantios de  eucalipto podem ser implantados em parte da área produtiva do imóvel ou  integrados a outras atividades já realizadas no local, por meio de Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
  • Remuneração atrativa – a demanda aquecida por matéria-prima para a indústria de base florestal, aliada ao retorno a médio prazo (entre 5 e 10 anos), faz o eucalipto uma alternativa de produção muito rentável.
  • Melhoria na qualidade ambiental do imóvel – o plantio de florestas, por meio do reflorestamento, traz benefícios imensuráveis ao meio ambiente, tais como a conservação dos solos, da água, biodiversidade e o incremento na fertilidade do solo.
  • Segurança Patrimonial Bracell – a empresa conta com uma equipe que atua na proteção das florestas, combatendo crimes ambientais, como furtos de madeira, incêndios criminosos, caça e pesca ilegais.
  • Auxílio na regularização fundiária quando necessário, a Bracell oferece suporte para viabilizar a regularização fundiária do imóvel. 

Para conhecer mais vantagens da parceria, leia o depoimento de Cássio, parceiro florestal da Bracell na Bahia desde 2005. 

Afinal, como se tornar um parceiro florestal Bracell?

Agora que você já conhece os benefícios de se tornar um parceiro da empresa, saiba quais são os critérios que as propriedades rurais precisam atender para seguir adiante com o processo de parceria. Confira abaixo. 

Processo de seleção:

A seleção para se tornar um parceiro florestal da Bracell é feita em três etapas de triagem. Conheça detalhadamente cada uma delas:

1ª fase:

Nesta primeira etapa, a Bracell avalia as características iniciais que a propriedade deve apresentar para avançar no processo de análise de parceria. São elas:

  • Tamanho da propriedade –  o efetivo de plantio deve ser maior que 50 hectares.
  • Localização – a propriedade deve estar na Bahia, Sergipe ou em São Paulo, em uma das seguintes localizações: recôncavo ou litoral norte baiano, ou litoral de Sergipe ou nos municípios vizinhos a Lençóis Pauista, no raio de 200 km da fábrica da empresa.
  • Apresentar área antropizada antes de maio de 2008 – significa que o local não pode ter sido desmatado ou alterado após esta data.
  • Cumprir a legislação ambiental, conforme prevista no Código Florestal Brasileiro – Caso a propriedade não esteja adequada à legislação, a Bracell está apta a auxiliar no processo de regularização.
  • Documentação do imóvel – é pré-requisito estar com a documentação  abaixo em dia ou estar disposto a realizar a regularização:
    1.   Documento que comprove a posse – Matrícula, Escritura ou  Compromisso de Compra e Venda (CCV).
    2.   Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) – documento expedido pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) que comprova regularidade cadastral. 
    3. Cadastro Ambiental Rural – registro obrigatório para todos os imóveis rurais do Brasil,
    4.   Imposto sobre Propriedade Territorial Rural (ITR) – tributo federal recolhido anualmente das propriedades rurais.
  • Documentação do proprietário:
    1.   RG e CPF (quando casado, é preciso anexar também os documentos do cônjuge e a certidão de casamento).
    2.   Comprovante de residência.
    3.   Cópia do contrato social, em caso de pessoa jurídica

2ª fase:

Esta etapa busca o detalhamento das características da propriedade, sendo avaliados os seguintes itens:

  • Apresentar área mecanizável ou que permita mecanização – significa que o local permite a entrada e operação de máquinas para a realização do plantio e colheita do eucalipto. 
  • Permitir acesso de caminhões – é importante que seja possível acessar a área com caminhões, carretas e veículos pesados em geral.

3ª fase:

Na última fase de triagem, o imóvel é submetido a uma avaliação técnica da Bracell. Aqui, a empresa analisa o uso e a ocupação do solo na propriedade e a sua situação documental.

Nesta etapa, também são definidos a forma de contrato e valores de remuneração.

Na Bahia, caso o contrato seja firmado, a fazenda passa por um processo de licenciamento ambiental que permitirá o início das operações.

Para propriedades localizadas no estado de São Paulo, não há necessidade do licenciamento ambiental. 

Por fim

O cultivo de eucalipto é um negócio rentável que pode trazer diversos benefícios para as propriedades rurais, impulsionado pelo aquecimento da produção nacional de celulose.

Se você é produtor rural nos estados da Bahia e Sergipe, produz ou tem interesse em produzir eucalipto, nós, da Bracell, podemos ajudar!

Entre para o mercado florestal com uma empresa que já atua há 20 anos no mercado e se posiciona como líder mundial do setor.

Se você ficou interessado e quer outros detalhes sobre como se tornar um parceiro florestal Bracell, escreva abaixo nos comentários, que teremos o maior prazer em lhe responder!

Autor

Jonas Egidio

Engenheiro Florestal, formado pela UFVJM –MG, Jonas também é especialista em Direito Imobiliário pela UNOPAR. Possui 16 anos de experiência profissional, tendo atuado em diferentes áreas florestais, como gestão de silvicultura, colheita e logística de madeira; gestão de contratos; compra, venda e arrendamentos de imóveis rurais, declaração de impostos (ADA, ITR, CCIR) e regularização fundiária. Atualmente, é coordenador de Novos Negócios Florestal da Bracell, na Bahia.




Autor

Bruno Munerato

Engenheiro Agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Bruno possui MBA em Gestão empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas. Possui anos de experiência profissional em diversos segmentos de mercado, tendo atuado principalmente na área de suprimentos e de gestão de contratos e fornecedores. Integra o time da Bracell, em São Paulo, desde 2019, atualmente ocupando o cargo de Gerente de Negócios Florestais.

Conte-nos o que achou do texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me por e-mail quando meu comentário for respondido.

Comentários

muito bom, linguagem clara, objetiva. Recomendo a Bracell estudar a viabilidade de expandir suas atividades de plantio nos
estados de Sergipe e Alagoas, onde já existe uma atividade relativa ao eucalipto, porem ainda em escala relativamente pequena. A vinda de uma empresa do porte da Bracell incrementaria muito essa atividade nesses estados.

Boa noite

tenho até interesse. Pena, que meu terreno é menos de 50 hectares, porém, ele faz fronteira com uma fazenda que é utilizada para plantio do eucalipto

Propriedade de 70 hectares localizada na zona da mata de Poções a 60 km de Vitória da Conquista e 45 km de Nova Canaã
propriedade com declives acentuados toda fácil de manuseio de maquinas, aqui no município já existe algumas propriedade com plantio de Eucalipo

Olá Pedro, Tudo bem?

Verificamos aqui que você é de Poções. Não atuamos nessa região, mas agradecemos o seu interesse em plantar eucalipto conosco.
Volte mais vezes ao nosso blog. Semanalmente publicamos novos conteúdos sobre preservação ambiental e o cultivo de eucalipto.

Forte abraço!!!

Olá, Fernando. Obrigada pela mensagem e pela presença aqui.
Um de nossos analistas entrará em contato com você por e-mail para te passar mais informações sobre o nosso programa de parceria florestal. Forte abraço!

Tenho um terreno de 1 hectares na beira da estrada de Jaú/Bauru, caso haja interesse estou a disposição!

Olá, William! Obrigada pela mensagem e pela presença aqui. Um de nossos analistas entrará em contato com você por e-mail para te passar mais informações sobre o nosso programa de parceria florestal. Forte abraço

Outras publicações que você pode gostar

Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
especialista Bracell entrará em contato com você.










    Não se preocupe, suas informações estarão seguras.