Saiba como escolher a melhor espécie de eucalipto para a região
Saiba como escolher a melhor espécie de eucalipto para sua região

Saiba como escolher a melhor espécie de eucalipto para sua região

Você sabia que existem mais de 700 espécies de eucalipto reconhecidas botanicamente? 

Com tantas opções, pode ser difícil escolher a melhor para a sua propriedade. Por isso, neste artigo, vamos mostrar o que é importante considerar nesse momento.

Continue com a gente!

Cultivo de eucalipto no Brasil

O eucalipto é uma árvore nativa da Oceania, que chegou ao nosso país em meados do século XIX. Nos dias atuais, é a espécie florestal mais cultivada no Brasil.

De acordo com a Embrapa, existem atualmente cerca de 5,5 milhões de hectares de eucalipto plantados no país, com uma produtividade média de 39 m³/ha/ano de madeira.   

Sabemos que o interesse por esta árvore é crescente em todo o Brasil, devido a vantagens como sua ampla adaptação e rápido crescimento, possibilidade de integração com outras atividades agropecuárias e demanda aquecida por produtos de base florestal.

Leia também: Por que o cultivo de eucalipto é um bom negócio? Conheça 5 motivos. 

As espécies de eucalipto mais cultivadas no Brasil são Eucalyptus grandis, Eucalyptus saligna, Eucalyptus urophylla, híbridos de E. grandis x E. urophylla e Eucalyptus dunnii. Na região sul do país, também se destaca Eucalyptus benthamii, que apresenta boa tolerância a geadas. 

Sobre o melhoramento genético do eucalipto

Assim como acontece com as demais plantas cultivadas, o eucalipto também passa pelo processo de melhoramento genético vegetal. Isso significa que muitas cultivares que conhecemos hoje não existiam na natureza da maneira que são atualmente. Elas foram desenvolvidas/melhoradas por meio de um longo trabalho de pesquisa em áreas experimentais e em campo.

Entende-se por melhoramento genético de plantas a arte de gerar variabilidade através de cruzamentos e, a partir disso, selecionar indivíduos com características de interesse para o ser humano. No caso do eucalipto, após identificado essa planta de interesse, ela pode ser clonada, garantindo que todas as plantas terão as mesmas características.

Este processo contínuo de seleção tornou possível a criação de clones mais produtivos e adaptados aos diferentes usos da madeira do eucalipto, e também com maior tolerância a pragas, doenças e adversidades climáticas. 

Dicas para escolher a melhor espécie de eucalipto

Para obter o melhor retorno do cultivo do eucalipto, é importante fazer a opção correta da espécie a ser plantada na sua região, observando alguns aspectos, tais como a finalidade da madeira a ser produzida, adaptação ao ambiente, disponibilidade de mudas e tolerância a pragas e doenças.

1) Defina a finalidade da madeira a ser produzida

A madeira é o principal produto do eucalipto. Ela pode ser utilizada para diversos fins, como produção de celulose, indústria madeireira, biomassa para energia, entre outros. E para cada um desses produtos são exigidas características específicas.

Por isso, antes de escolher a espécie de eucalipto a ser cultivada, pesquise quais destas indústrias são clientes em potencial e quais os requisitos que cada uma busca na madeira utilizada como matéria-prima.

Hoje, o setor de papel e celulose recebe a maior fatia da produção de madeira do Brasil. Isso acontece porque o país se destaca como um dos maiores produtores e exportadores de celulose do mundo, conforme apontam os dados de 2022 da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

2) Avalie condições ambientais da propriedade, como clima e solo

O Brasil é um país com 8.516.000 km², dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Por isso, apesar do eucalipto ser cultivado em todas as regiões, existem espécies mais adaptadas para as diferentes condições ambientais do nosso país. E a escolha de um material inadequado para o local pode representar grandes perdas para o produtor rural.

Para mitigar estes riscos, é importante conhecer bem aspectos como o solo e o clima da região em que se pretende implantar o cultivo de eucalipto. Observe o histórico de ocorrências de eventos climáticos adversos, como secas, excesso de chuvas e geadas. Avalie as condições físicas, químicas e biológicas do solo e, caso seja necessário, parta para um manejo de correção. 

Além disso, outra boa dica é conversar com vizinhos que possuam experiência com o cultivo de eucalipto com o objetivo de buscar informações sobre o desempenho de algumas espécies na sua região. Iniciar o cultivo de novas espécies em pequena escala também pode ajudar a minimizar os riscos da plantação.

3) Adquira boas mudas de qualidade

A escolha de mudas é uma etapa extremamente importante para a implantação de uma floresta de eucalipto. Por isso, opte por aquelas provenientes de um viveiro de boa procedência e qualidade. 

Verifique a sanidade das mudas, observando se as cores estão vivas, se as folhas estão bem distribuídas, se as hastes apresentam boa rigidez, se o sistema radicular é abundante e se não há indícios de manchas foliares ou outras doenças. 

Adquirir mudas de diferentes espécies e clones de eucalipto é uma boa estratégia. Dessa forma, diminui-se os riscos de perdas por mudanças no clima, no solo, ou ainda, por ocorrência de pragas ou doenças. 

Isso porque a grande variabilidade genética do eucalipto é observada em aspectos muitos distintos, como a forma da copa, capacidade de brotação para segunda rotação, propriedades da madeira, tolerância a pragas e doenças, além da adaptação a diferentes condições de clima e solo.  

Vale ressaltar que não há atualmente uma espécie ou clone com bom desempenho produtivo em todas as regiões do Brasil.

O segredo para uma produção florestal de sucesso está, portanto, na seleção de materiais adaptados ao local de cultivo. Diversifique entre as espécies que apresentaram boa adaptação com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade da plantação.

Leia também: “Quantos pés de eucalipto por hectare posso plantar?” Descubra agora!

4) Considere a ocorrência de pragas e doenças na região

Assim como todas as culturas, o eucalipto também está sujeito ao ataque de pragas e doenças que prejudicam o desenvolvimento da planta. 

Ao escolher as espécies para seu plantio, opte por aquelas tolerantes a pragas e doenças com maior incidência na sua região.

Uma boa maneira de evitar estes problemas é por meio da aquisição de mudas saudáveis e livres de pragas. Juntamente com isso, o manejo integrado é a melhor forma de lidar com estas ameaças.

As principais doenças encontradas no eucalipto são cancro do eucalipto, ferrugem, manchas foliares e seca de ponteiros.

Entre as pragas nativas destacam-se: formigas cortadeiras, largartas e besouros desfolhadores e cupins. Já entre as exóticas, as principais pragas são: gorgulho-do-eucalipto, a broca-do-eucalipto, os psilídeos, a vespa-da-galha e o percevejo-bronzeado.

Para combater estes inimigos naturais, uma das principais estratégias é a utilização de diferentes espécies e clones de eucalipto. Como cada material possui um nível de tolerância aos agressores naturais, isso reduz o impacto negativo de uma possível incidência de determinada doença ou praga. 

Aliado a isso, recomenda-se o manejo biológico e químico sob a supervisão de profissionais habilitados com o objetivo de dirimir o problema. 

 Leia também: Controle biológico de pragas: como funciona e quais os benefícios

Em resumo…

Os eucaliptos não são todos iguais. Antes de escolher a espécie a ser cultivada, avalie alguns aspectos fundamentais para o sucesso do seu cultivo: a finalidade a que a madeira será destinada, o local em que será implantado, a disponibilidade de mudas e a ocorrência de pragas e doenças.

Esperamos que estas dicas facilitem a escolha da melhor espécie de eucalipto para a sua propriedade! Se você ficou com alguma dúvida, escreva abaixo nos comentários. Nosso time de especialistas está disponível para orientar nesta decisão tão importante.

Autor

João Filipi Guimarães

Doutor em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa, João é graduado em Agronomia e possui experiência nas seguintes áreas: Melhoramento Genético Clássico, genética quantitativa, modelos biométricos, seleção genômica ampla e Genômica de associação. Atualmente, é Gerente de P&D em Melhoramento Genético Florestal na Bracell e, junto com um time de especialistas, é responsável pela recomendação de novos clones de eucalipto na unidade da empresa na Bahia.




Autor

Odair Bison

Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras, Odair é graduado em Agronomia e possui experiência na área de Genética e Melhoramento de Plantas anuais e perenes, com ênfase em Genética Quantitativa. Atualmente, é Melhorista de Eucalipto na Bracell, sendo responsável por liderar o programa de melhoramento de eucalipto industrial para o Mato Grosso do Sul, no melhoramento de populações visando a conservação genética de espécies puras, na exploração do vigor híbrido em Eucalipto e na interação com clientes internos e parceiros de pesquisa.

Conte-nos o que achou do texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me por e-mail quando meu comentário for respondido.

Comentários

Olá, Felipe!

Muito obrigada por sua presença em nosso blog. Ficamos felizes que tenha gostado do texto.
Volte mais vezes!
Estamos sempre publicando conteúdos inéditos sobre boas práticas ambientais para propriedades rurais e os benefícios das florestas plantadas de eucalipto.

Forte abraço

Gostaria de saber informações quanto a remoção da soqueira após o corte da madeira .

Achei o texto interessante.

Bom dia, André!

Agradecemos a sua presença aqui e o interesse em plantar eucalipto. Passamos o seu contato para o nosso time de especialistas para esclarecer suas dúvidas.

Forte abraço e volte mais vezes!
Estamos sempre publicando conteúdos inéditos sobre preservação ambiental e o cultivo de eucalipto.

Outras publicações que você pode gostar

Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
especialista Bracell entrará em contato com você.










    Não se preocupe, suas informações estarão seguras.