Por que o cultivo de eucalipto é um bom negócio? Conheça 5 motivos
O cultivo de eucalipto, árvore nativa da Oceania com mais de 700 espécies botanicamente reconhecidas, chegou ao Brasil na segunda metade do século XIX, com a finalidade de ser utilizado na fabricação de dormentes para as linhas férreas que interligavam o país.
Não há uma data exata da introdução dessa espécie no país. Mas, de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), os primeiros registros de plantio de eucalipto aqui no Brasil relatam sua implantação no Jardim Botânico e no Museu Nacional do Rio de Janeiro, nos anos de 1825 e 1868. Mais tarde, na década de 1860, expandiu-se para os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
O interesse pela silvicultura, e pelo eucalipto de modo especial, no entanto, vem crescendo nos últimos anos como uma alternativa de produção altamente rentável para as propriedades rurais brasileiras.
Isso porque, entre as espécies florestais plantadas com fins produtivos, o eucalipto é o que apresenta maior importância comercial para a economia nacional.
O eucalipto fornece matéria-prima para uma infinidade de produtos. Dele, são extraídos celulose, madeira, biomassa e, até mesmo, óleos essenciais.
Atualmente, o cultivo de eucalipto está presente nas cinco regiões brasileiras, sendo a espécie florestal mais cultivada no nosso país. Diante desse cenário, o Brasil tornou-se uma referência mundial em cultivo de eucalipto.
Então, se você é produtor rural e está procurando diversificar suas atividades de forma segura e rentável, listamos 5 razões para investir na silvicultura com o cultivo de eucalipto.
1. Adaptação
O eucalipto é uma árvore que está presente em todos os estados brasileiros, perfeitamente adaptada às condições de clima e solo do nosso país. Além disso, pode ser cultivada tanto em terrenos planos quanto acidentados.
Em geral, a espécie necessita de solos com profundidade maior que dois metros, podendo crescer, inclusive, em solos com baixa fertilidade.
Além disso, um estudo desenvolvido pelo Cedagro (Centro de Desenvolvimento do Agronegócio do Estado do Espírito Santo) apontou que o eucalipto é um aliado na recuperação de solos degradados.
De acordo com a pesquisa, 19 anos após o cultivo de eucalipto em uma área degradada, a camada superficial do solo cresceu 18 centímetros e a erosão diminuiu.
2. Integração com demais atividades agropecuárias
O uso mais eficiente dos recursos naturais, aliado à crescente demanda mundial por alimentos, madeira e biocombustível, gera novos desafios para o sistema agropecuário.
Nesse sentido, os sistemas agrossilvipastoris, ou sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), que integram na mesma propriedade componentes florestal, agrícola e pecuário, são uma alternativa que otimiza os recursos das propriedades rurais de forma sustentável, evitando a abertura de novas áreas de vegetação nativa.
O planejamento escalonado dos componentes do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta permite a maior eficiência de uso de recursos naturais, insumos, materiais e mão-de-obra. Além disso, apresenta maior flexibilidade frente a adversidades externas.
Um estudo da Embrapa mostrou, também, que o eucalipto não impede o crescimento de plantas nativas ou seu sub-bosque. Pelo contrário, o seu rápido crescimento e capacidade de sombrear o solo são características que favorecem o desenvolvimento de árvores e arbustos nativos.
Dessa forma, o eucalipto pode também ser utilizado em projetos de reflorestamento, seguindo as normas do Código Florestal Brasileiro.
3. Diversificação da renda
Por poder coexistir com as demais atividades rurais, o cultivo de eucalipto se insere no sistema produtivo como uma fonte a mais de renda para a propriedade rural.
Do seu cultivo, podem ser extraídos diversos produtos. A maior parte da área plantada aqui no Brasil se destina à produção de celulose, já que o país se destaca como o segundo maior produtor mundial dessa fibra, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Mas, além da celulose, outros produtos provenientes do eucalipto também encontram espaço no mercado. Sua madeira é muito requisitada pela indústria moveleira e pela construção civil. Seus óleos são utilizados em produtos fármacos, de higiene e limpeza. É fonte, ainda, de carvão vegetal e biomassa como fontes de energia.
4. Retorno a médio prazo
O retorno financeiro com o cultivo de eucalipto acontece de 05 a 10 anos após o plantio das árvores, dependendo da finalidade a que o cultivo se destina.
É considerada uma espécie florestal de crescimento rápido e que apresenta uma produtividade média muito relevante em comparação com outras espécies florestais.
Além disso, outra característica interessante do eucalipto, que o torna ainda mais atrativo economicamente, é sua capacidade de rebrotar. Depois do primeiro corte, há a brotação de uma nova planta no toco que ficou no solo, e pode ser utilizada para mais cortes. Ou seja, com apenas um plantio, podem ser realizadas até três colheitas.
5. Demanda aquecida
A indústria de base florestal é estratégica para o Brasil, contribuindo significativamente para as exportações do nosso país.
A maior parte da produção de eucalipto se destina a abastecer as indústrias de papel e celulose, que, além de abastecerem o mercado nacional, aumentam suas exportações a cada ano. A China é o principal destino da celulose produzida pelo Brasil.
Cultivo de eucalipto é um bom negócio
O eucalipto é, portanto, uma planta adaptada a todas as regiões brasileiras, utilizado com sucesso em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) e em projetos de reflorestamento, e uma alternativa para diversificar a renda da propriedade rural.
O retorno financeiro com o cultivo de eucalipto acontece entre 05 e 10 anos após seu plantio, e a demanda por seus produtos pela indústria de base florestal está aquecida, encabeçada pelas fábricas brasileiras de papel e celulose.
Todos esses motivos tornam o eucalipto uma alternativa viável e rentável para os produtores rurais que desejam diversificar sua produção e incrementar os lucros da propriedade.
Se você ficou interessado em cultivar eucalipto, entre em contato com a Bracell e converse com um de nossos especialistas.
O texto está bem simplificado da uma visão geral do plantio tipo de solos , tempo do plantio , colheta e etc.
tenho interesse em fazer uma passeria com a bracell, aguardo contato
Olá, Paulo!
Ficamos muito felizes com a sua presença aqui.
Encaminhamos o seu contato para o nosso time de Analistas de Negócios Florestais, em breve um deles entrará em contato com você para te apresentar o nosso programa de parceria florestal.
Forte abraço