Reflorestamento Comercial é um bom negócio?
A restauração florestal, também chamada de reflorestamento, nada mais é do que o replantio de uma floresta, ou seja, a implantação de árvores em uma área em que anteriormente havia uma floresta.
É uma prática que possui benefícios ambientais e econômicos, como já foi abordado nesse artigo.
Dessa vez, vamos falar especificamente sobre o reflorestamento comercial, tema que pode ser de grande interesse para produtores rurais.
Continue conosco e descubra detalhes sobre o tema!
O que é reflorestamento comercial?
O reflorestamento comercial é uma modalidade de restauração florestal realizada com o objetivo de atender às necessidades do mercado madeireiro.
Trata-se de uma maneira sustentável de obtenção de madeira legalizada para o abastecimento do mercado interno e externo, sem que seja necessário devastar florestas nativas. Um dos resultados diretos dessa atividade é a preservação do meio ambiente.
Por meio de um manejo florestal corretamente administrado, é possível que estas florestas forneçam madeira indefinidamente. Isso porque, neste sistema, a floresta nunca é totalmente removida, criando um ciclo contínuo de renovação e exploração.
Benefícios econômicos do reflorestamento comercial
Os números referentes ao setor de árvores cultivadas no Brasil demonstram a importância desta atividade para a economia nacional.
De acordo com o relatório de 2022 da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o segmento obteve uma receita recorde neste ano de R$ 116,8 bilhões. Quando somamos as produções indiretas, o valor gerado pela cadeia florestal atinge R$ 388,8 bilhões.
O relatório aponta, ainda, que o setor de árvores cultivadas envolve 2,8 milhões de oportunidades no Brasil, sendo 536,4 mil em empregos diretos.
O desafio, entretanto, é garantir a produção de matéria-prima para a indústria madeireira de forma sustentável e sem derrubar mais florestas, atendendo às exigências de um mercado cada vez mais exigente no que se refere ao padrão de qualidade e responsabilidade socioambiental.
É por isso que os produtos provenientes de áreas de reflorestamento comercial ganham cada vez mais espaço.
Uma das maneiras do consumidor verificar a procedência dos produtos florestais é por meio dos selos dos sistemas de certificações, como o FSC® e o PEFC.
>>> Para conhecer melhor estes dois sistemas, recomendamos a leitura do artigo Madeira de eucalipto, das florestas à entrega ao cliente: entenda como funciona a certificação florestal
O eucalipto no reflorestamento comercial
Entre as espécies florestais plantadas no Brasil para fins comerciais, o eucalipto destaca-se como a de maior importância econômica.
Como existem mais de 700 espécies de eucalipto botanicamente reconhecidas, é preciso atenta-se para a escolha daquela que melhor se adequa à sua realidade. Muitas delas, inclusive, são resultantes do trabalho de melhoramento genético vegetal.
Para não errar na hora desta importante decisão, leve em consideração aspectos como a finalidade comercial da madeira a ser produzida, as condições ambientais locais e a qualidade das mudas.
>>> Para saber mais, sugerimos a leitura do artigo Saiba como escolher a melhor espécie de eucalipto para sua região.
Saiba como realizar o reflorestamento comercial
Agora que você já sabe o que é o reflorestamento comercial e todos os seus benefícios, é hora de falarmos sobre como colocá-lo em prática.
A primeira providência é realizar um estudo detalhado da área, levando em consideração aspectos ambientais (características do clima, do solo e do ecossistema nativo), aspectos sociais e de infraestrutura.
O solo é um elemento primordial para o sucesso de um reflorestamento. Por isso, recomendamos uma análise prévia da situação do solo e as possíveis correções de nutrientes, de acordo com a necessidade.
Em seguida, selecione as sementes e mudas que serão utilizadas no reflorestamento comercial, tendo em mente aspectos como:
- Disponibilidade do material escolhido – avalie a quantidade de sementes e mudas que você precisa e o que você encontra no mercado.
- Sanidade – escolha aquelas livres de patógenos, pois eles podem comprometer o desenvolvimento da sua floresta.
- Adaptação – escolha espécies que melhor se desenvolvam na região em que serão plantadas. Aqui, avalie aspectos como a tolerância a situações climáticas, como estiagem ou geadas, por exemplo, e também a resistência a doenças e pragas com incidência na região.
- Manejo da cultura – saiba de antemão as necessidades nutricionais, hídricas e sanitárias da cultura que você irá implantar e organize estratégias de manejo.
No momento de plantar, observe aspectos como o espaçamento recomendado para a espécie escolhida e sua finalidade, a profundidade do solo e a época mais indicada para a implantação.
Em resumo
O reflorestamento comercial é uma prática de restauração, cujo objetivo é a exploração sustentável da madeira.
Como vimos, há uma grande demanda de produtos de base florestal que sejam produzidos sem agredir o meio ambiente, tornando a prática um excelente negócio.
O eucalipto é uma das principais espécies utilizadas neste tipo de restauração florestal. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, escreva abaixo nos comentários. O time da Bracell, empresa especialista na produção de celulose a partir do plantio sustentável de eucalipto, está pronto para te ajudar.
Deixe um comentário