Formiga cortadeira: como controlar antes que se torne uma praga
Formiga cortadeira: como controlar antes que se torne uma praga?

Formiga cortadeira: como controlar antes que se torne uma praga?

Quem trabalha com agricultura sabe que a formiga cortadeira é uma praga danosa e responsável por tirar o sono de muitos produtores.

Sem os devidos cuidados, tanto na agricultura como nas florestas plantadas de eucalipto, esses insetos podem causar danos e perdas ou, até mesmo, acabar com plantações inteiras.

Essas formigas são capazes de cortar folhas e galhos finos e transportá-los ao seu formigueiro, consumindo toneladas de material vegetal todos os anos.

Uma curiosidade importante:  as formigas não se alimentam de folhas! Na verdade, elas cortam e levam as folhas para o formigueiro para que possam cultivar fungo. Esse, sim, é o verdadeiro alimento delas!

Acompanhe o conteúdo especial que preparamos e descubra as principais características da cortadeira, suas diferentes espécies e as melhores formas de controle e prevenção!

O que é uma formiga cortadeira?

Formiga cortadeira: como controlar antes que se torne uma praga?

Foto: Acervo Bracell

A formiga cortadeira é uma das 16.500 espécies de formigas que já foram nominadas – num universo de 20 mil espécies –, segundo o Instituto Biológico de São Paulo.

Assim como as outras formigas, elas são insetos sociais muito populares por sua organização biológica. Isso porque vivem em comunidades com hierarquia de trabalho altamente definida.

Elas trabalham juntas para a sobrevivência da colônia, coletando alimentos e fazendo a manutenção do ninho.

Antes de falarmos sobre as características da cortadeira e seus malefícios para a agricultura em geral e, especificamente, para as plantações de eucalipto, é importante ressaltar que esses insetos são importantes em todos os ecossistemas.

Eles são responsáveis pela aeração e pela incorporação de nutrientes no solo. Além disso, contribuem para controlar as populações das próprias formigas e dispersar sementes.

A capacidade de cortar e transportar folhas é uma das principais características ​​​​das formigas cortadeiras.

Elas têm mandíbulas extremamente fortes que permitem cortar, além de folhas, outros materiais de origem vegetal em pedaços pequenos, para que possam ser carregados.

Um aspecto interessante para se ter conhecimento é que as folhas não são o alimento direto dessas formigas.

Esse material, junto de outros que as cortadeiras carregam para o ninho, são utilizados para cultivar um fungo, fonte de alimento da colônia.

Essa habilidade, contudo, faz com que as cortadeiras sejam consideradas uma praga para a agricultura e o setor florestal. Elas causam sérios danos às plantações das mais diversas culturas e podem trazer grandes perdas e prejuízos aos agricultores.

O controle desses insetos precisa ser realizado antes mesmo da implantação da cultura. Além disso, é necessário sempre monitorar a presença dessas formigas. Vamos explorar detalhadamente esse tópico mais à frente. Fique ligado!

Quais são as espécies de formigas cortadeiras

Esses insetos podem ser encontrados em duas espécies principais:

  • Saúvas;
  • Quenquéns.

As saúvas são encontradas em todo o Brasil. Elas se configuram em grandes formigueiros e provocam prejuízos significativos ao atacar uma plantação pela sua capacidade de desfolhar.

As formigas medem entre 12 e 15 milímetros e apresentam três espinhos na parte superior de seus corpos.

Elas constroem ninhos amplos com terra solta na superfície, que corresponde ao solo retirado dos túneis subterrâneos.

Já as quenquéns são menores quando comparadas às saúvas. Elas possuem um tamanho de 8 a 10 milímetros, e de quatro a cinco espinhos em sua parte superior.

Em contraste com as saúvas, as quenquéns não possuem terra solta ao redor de seus ninhos, mas sim restos de plantas e palhas em cima e na entrada do formigueiro, construindo assim ninhos mais rasos.

Qual é a relação entre formiga cortadeira e eucalipto?

A formiga cortadeira é a praga mais agressiva para a plantação de eucalipto.

Um ninho de cortadeira pode chegar a consumir cerca de uma tonelada de folhas anualmente. No caso do eucalipto, essa quantidade seria o equivalente a aproximadamente 80 árvores por formigueiro.

Essa ação reduz a produtividade e traz muitos prejuízos ao cultivo.

Na fase inicial de desenvolvimento da planta, enquanto ela ainda é uma muda de eucalipto recém-plantada, o ataque do inseto é capaz de matá-la, caso os devidos cuidados não sejam tomados.

Já na fase de floresta juvenil e adulta, as formigas podem matar ou deixar a planta debilitada  se ocorrerem sucessivas  desfolhas. Isso porque, sem as folhas, a planta não consegue realizar fotossíntese, além disso ela gasta energia, buscando emitir novas folhas, o que afeta a produtividade da planta.

A relação entre formigas cortadeiras e florestas de eucalipto plantadas requer bastante atenção quanto ao monitoramento e manejo adequado, de forma a garantir a produtividade do plantio aliada às boas práticas ambientais.

Formiga cortadeira: como lidar com essa praga no eucalipto e na agricultura?

As formigas cortadeiras têm predadores naturais, como os pássaros, por exemplo.

A ação predatória deles, no entanto, não é suficiente para fazer um controle populacional eficiente e manter as plantações a salvo.

Por isso, os cuidados para evitar danos a floresta decorrente da ação das formigas devem ser adotados desde antes do plantio. No caso das florestas de eucalipto, esse cuidado deve acontecer até o sexto ano da árvore.

Ainda no caso do eucalipto, as melhores ações são as preventivas e incluem, pelo menos, três intervenções com formicidas: primeiro, segundo e terceiro combates. A partir do 12º mês, o controle passa a ser anual, ocorrendo até um ano antes do corte por volta dos 6 anos, conforme a recomendação do monitoramento que é realizado em todos os plantios da empresa.

No ano do corte, deve-se realizar um controle pré-corte, para evitar que a formiga corte o broto e inviabilize a rebrota da árvore, que é que chamamos de 2ª rotação.

Para entender melhor o que é rebrota, leia: 3 tipos de manejo florestal realizados nas plantações de eucalipto

Todo esse controle deve ser feito com métodos que causem o mínimo de impacto ao meio ambiente, utilizando formicidas granulados, por exemplo.

Controle mecânico

Neste método, como você pode imaginar, o objetivo é eliminar os ninhos das formigas cortadeiras sem a necessidade de produtos químicos.

Assim, é possível conseguir uma solução eficaz, principalmente no caso das formigas quenquém, cujos ninhos ficam localizados superficialmente.

É importante ressaltar que, no caso das saúvas, a remoção dos ninhos deve ocorrer no estágio inicial, quando a rainha ainda está próxima do ninho. Essa estratégia garante a eficácia na erradicação da colônia.

Controle químico

O controle químico é uma estratégia eficaz, especialmente contra formigueiros antigos. Nesse método, existem algumas abordagens:

  • Iscas: Prática comum que envolve a aplicação de iscas próximas aos formigueiros. Essas iscas contêm substâncias como fipronil e sulfluramida, para exterminar a colônia.
  • Termonebulização: Técnica que elimina as formigas por contato, paralisando a colônia após a aplicação do formicida, instantaneamente. Algumas vezes, os insetos também podem ser eliminados ao ingerirem fungos envenenados.
  • Pó seco: Pode ser aplicado manualmente ou com bombas polvilhadeiras, mas tende a ter uma taxa de controle menor quando comparado a outras abordagens.

Além desse métodos, a P&D Florestal da Bracell sempre está buscando testar novas alternativas com menor impacto para controle de formigas cortadeiras.

Atenção: embora eficaz, é importante utilizar os métodos químicos com responsabilidade, seguindo as diretrizes de segurança e considerando os potenciais impactos ambientais.

Além disso, produtor, sempre consulte as regulamentações locais e as melhores práticas para garantir a eficácia e a segurança na gestão dessas pragas em sua área.

 

Fale conosco

Gostou deste conteúdo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários. Teremos o maior prazer em lhe responder!

Autor

Bárbara Puretz

Engenheira Florestal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Bárbara seguiu uma formação acadêmica na área de Proteção Florestal, com ênfase em controle biológico, possuindo mestrado e doutorado na área, pela UNESP. Integra o time da Bracell desde 2019, como pesquisadora de Proteção Florestal.




Autor

Dilson Ramalho

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Santíssimo Sacramento e Técnico Agrícola formado pela Escola Técnica Federal de Catu, Dilson possui cerca de 25 anos de experiência na área de Silvicultura. Atualmente, ocupa o cargo de coordenador de Silvicultura Bracell, na unidade da Bahia.

Conte-nos o que achou do texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me por e-mail quando meu comentário for respondido.

Comentários

Um conhecimento novo. Não sabia que ele se alimentavam dos fungos isso foi muito importante pra mim saber porque tenho muitas plantas e essa praga acabam com tudo obrigado Deus abençoe sempre vcs

Olá, Marcelino!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, toda semana publicamos novos conteúdos. Forte abraço!!!

Muito interessante, Gostei muito por saber pouco sobre o cuidado com o plantio e a prevenção..

Parabéns

Olá, Cleberson!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, publicamos novos conteúdos com frequência. Forte abraço!

Parabéns pela matéria!!! Muito interessante!!! Sempre imaginei que a formiga cortadeira se alimenta-se da própria folha, e não de um fungo gerado por ela. Ter a ciência da importância da espécie e também dos malefícios e principalmente de como remediá-los também foi uma ótima informação.

Olá, Carlos!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, publicamos novos conteúdos com frequência. Forte abraço!

Bom dia, No primeiro ataque das cortadeiras percebo a recuperação da planta muito rápido. Procuro fazer o combate antes do segundo ataque, para não haver danos irreversível para a planta.

Oi, Valdecir!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, publicamos novos conteúdos com frequência. Forte abraço!

Excelente texto com conteúdo significativo, principalmente para mim que atualmente estou atuando na equipe de proteção, obrigado pelas diretrizes desse texto.

Olá, Rafael!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, toda semana publicamos novos conteúdos. Forte abraço!!!

Outras publicações que você pode gostar

Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
especialista Bracell entrará em contato com você.










    Não se preocupe, suas informações estarão seguras.