Qual a diferença de hectares para alqueires e como calcular
Você é um produtor rural ou pensa em investir na agricultura? Se sim, é fundamental que saiba a diferença entre as unidades de medida e como usá-las na sua propriedade. Duas dessas unidades agrárias mais usadas na agricultura atualmente são o hectare e o alqueire. Mas, qual é a diferença de hectares para alqueires? Como utilizá-los de maneira correta?
Neste post, vamos esclarecer tudo o que você deve saber e considerar sobre o uso de hectares e alqueires na agricultura. Entre os tópicos, abordaremos:
- O que é hectare?
- O que é alqueire?
- Variações de hectare e alqueire conforme a região.
- O que é possível cultivar em um hectare?
- Como se mede uma propriedade rural?
- Qual é a forma correta e padronizada de medir uma propriedade rural?
- Quais documentos contêm o tamanho da propriedade?
- Qual é a importância de conhecer a medida correta da propriedade?
Fique até o final e não perca nenhum detalhe importante!
Vamos lá?
O que é hectare?
Representado pelo símbolo “ha”, o conceito de hectare é baseado no Sistema Internacional de Unidades. Trata-se, portanto, de uma medida padrão, ou seja, ela não varia. Um hectare sempre terá 10.000 m² – dez mil metros quadrados.
Isso significa uma área de 100 metros de comprimento por 100 metros de largura.
É uma unidade utilizada para georreferenciamento, medição e levantamento topográfico de imóveis rurais.
Alguns exemplos incluem:
-
- Fazendas
- Plantações
- Cultivos agrícolas
- Propriedades florestais
A medição e o georreferenciamento dos imóveis rurais são procedimentos realizados para determinar as coordenadas geográficas, a dimensão e outros dados sobre a superfície do terreno.
Segundo a legislação vigente, o georreferenciamento é obrigatório para imóveis rurais maiores do que 25 hectares. Para propriedades menores do que 25 hectares, ele passa a ser obrigatório a partir de novembro de 2025.
Segundo o INCRA, este procedimento é uma forma de regularização da dimensão, localização, padronização e identificação dos imóveis rurais.
Sendo assim, fica claro que o hectare é muito útil para mensurar a extensão de terrenos no setor florestal, imobiliário e agrícola no Brasil.
O que é alqueire?
Já o alqueire é uma unidade de medida regional e muito popular no Brasil. Ela pode variar de uma região para outra e representar diferentes áreas. Sendo assim, diferentemente do hectare, não tem uma definição precisa e unificada.
O alqueire costuma ser utilizado para compra e venda de imóveis rurais, principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Em Minas e em Goiás, por exemplo, o alqueire equivale a 48.400 metros quadrados.
Já em outras regiões, como São Paulo, tem o valor próximo a 24.200 metros quadrados.
Variações de hectare e alqueire conforme a região
É possível perceber que em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, o alqueire apresenta uma diferença quando transformado em m² ou hectares.
Dê uma olhada em como ficam essas conversões:
- O alqueire mineiro equivale a 4,84 ha;
- O alqueire paulista equivale a 2,42 ha.
No estado da Bahia e em Sergipe, existe ainda a unidade de medida agrária conhecida como Tarefa.
Na Bahia, uma tarefa equivale a aproximadamente 2,3 hectares e, em Sergipe, uma tarefa equivale a 3,3 hectares.
O alqueire mineiro e o paulista são os mais utilizados no Brasil. Por outro lado, podem existir variações em outros estados.
Por isso, produtor rural, lembre-se: sempre que for utilizar o alqueire ou a tarefa para a medição de uma propriedade rural, não se esqueça de perguntar qual o equivalente em hectare.
O que é possível cultivar em um hectare?
As espécies agrícolas e florestais podem ser cultivadas em diferentes espaçamentos.
A escolha do espaçamento vai depender, entre outros fatores:
- Dos objetivos;
- Das características da cultura;
- Da mecanização;
- Dos recursos financeiros.
Em um hectare podemos plantar, por exemplo, aproximadamente, 1,11 mil mudas de eucalipto. Para isso, utiliza-se um espaçamento de 3m x 3m. Já considerando um espaçamento de 3m x 2m entre elas, é possível plantar, aproximadamente, 1,66 mil plantas.
O hectare é uma unidade importante para garantir práticas agrícolas eficientes e sustentáveis. Sendo assim, para planejar a sua atividade, é muito importante considerar, dentre outros fatores:
- O tipo de produção agrícola
- A alocação de recursos
- A avaliação de rendimentos
- A gestão sustentável das práticas agrícolas
Desse modo, não se esqueça: o hectare é uma medida primordial na agricultura, porque é utilizada para determinar o tamanho de áreas destinadas à produção de alimentos, pastagens e terras cultivadas!
Como se mede uma propriedade rural?
Para medição e georreferenciamento dos seus imóveis, produtores rurais devem consultar profissionais qualificados e habilitados.
Medir um imóvel rural é fazer o levantamento topográfico, identificando a forma, a dimensão e a localização geográfica exata da propriedade.
A medição de pequenos imóveis com formas geométricas mais simples, ou seja, com dimensões quadradas e retangulares, como chácaras, sítios e lotes rurais ou até mesmo urbanos, é mais simples. Você precisa conhecer apenas a largura e comprimento da sua propriedade.
Por exemplo, uma propriedade rural com uma largura de 50 metros e um comprimento de 100 metros, apresenta 5.000 m2. Para achar essa área, você precisa multiplicar a largura pelo comprimento: 50m x 100m = 5.000 m².
Para converter essa área em hectares, é preciso dividir a área em metros quadrados por 10.000, pois 1 hectare equivale a 10.000 metros quadrados, lembra? Portanto, 5.000 m² ÷ 10.000 = 0,5 hectare.
Se a ideia for expressar a área em alqueires no estado de São Paulo, divide-se a área em metros quadrados por 24.200, que é a equivalência de 1 alqueire em metros quadrados. Assim, 5.000 m² ÷ 24.200 ≈ 0,206 alqueire.
Qual é a forma correta e padronizada de medir uma propriedade rural: alqueires, tarefas ou hectares?
A unidade alqueire é muito utilizada para compra e venda de imóveis rurais. Nos estados da Bahia e Sergipe, a Tarefa é a unidade de medida agrárias mais utilizada.
No entanto, o alqueire e a tarefa apresentam uma variação de acordo com a região. Como vimos, um alqueire paulista é diferente de um alqueire mineiro, por exemplo.
Já o hectare não apresenta variação. As duas formas, portanto, estão corretas. Mas a maneira mais padronizada é o hectare.
Ele também é utilizado como referência na produtividade das culturas, bem como na recomendação de insumos.
Quais documentos contém o tamanho da propriedade?
Considere os seguintes documentos básicos, cada um deles desempenhando um papel relevante na obtenção de informações ligadas aos imóveis rurais e às suas características:
- Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR):Emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é um documento que comprova o cadastramento do imóvel rural junto a esse órgão. Nele, contém informações como a área total da propriedade, limites e localização.
- Cadastro Ambiental Rural (CAR):Ferramenta de monitoramento e controle ambiental em propriedades rurais. Este registro também inclui dados sobre a extensão da área rural, bem como detalhes sobre áreas de preservação permanente e reserva legal.
- Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR):Imposto federal que incide sobre propriedades rurais. Para calculá-lo, é necessário ter dados sobre o tamanho da propriedade, fornecidos pelo dono na declaração anual do ITR.
- Matrícula do Imóvel – Número de registro do imóvel rural em cartório:Documento que contém informações legais e técnicas sobre a propriedade. Isso inclui a descrição da área, suas dimensões e confrontações.
Essa documentação é necessária na avaliação e no registro de propriedades rurais, pois auxilia na tarefa de documentar adequadamente o tamanho das terras rurais e suas características, como a presença de reserva legal, vegetação nativa e áreas de preservação permanente, assegurando que elas estejam em conformidade com as regulamentações vigentes.
Então, já sabe: ao pesquisar dados sobre a extensão de um território rural, não deixe de consultar esses documentos para obter informações mais precisas e atualizadas. Mas, se a sua propriedade apresentar áreas diferentes entres esses documentos, é possível e necessário fazer a adequação. Para esse trabalho, consulte um profissional habilitado.
Qual é a importância de conhecer a medida correta da propriedade?
No mundo dos negócios rurais, a medição correta das propriedades desempenha um papel fundamental, sabia?
Identificar exatamente qual é a dimensão de sua terra é essencial para uma série de operações e procedimentos legais.
No passado, as medições rurais eram realizadas com equipamentos que hoje são considerados obsoletos. Alguns exemplos são cordas, correntes e varas de tamanhos conhecidos.
Essas medidas antigas, muitas vezes, não correspondiam à realidade do terreno, levando a erros cartoriais nas matrículas de propriedades rurais.
Graças ao avanço da tecnologia e a novos equipamentos para medição de áreas, é possível determinar de forma precisa a localização do imóvel rural, seu perímetro, dimensões e outras informações da superfície do terreno, como o relevo, os cursos d’água e as nascentes, além das áreas de preservação permanente, da vegetação nativa, da infraestrutura e dos cultivos agrícolas e florestais.
O avanço tecnológico, portanto, revolucionou a forma de medir e registrar terras rurais. Incrível, não é mesmo?
Concluindo
Agora que você já descobriu qual a diferença de hectares para alqueires, compartilhe conosco nos comentários o que achou desse conteúdo!
Interessante e elucidativo as explicações sobre medidas e documentos agrários.
Olá, Bartolomeu!
Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.
Volte mais vezes, toda semana publicamos novos conteúdos. Forte abraço!!!