Qual a diferença de hectares para alqueires e como calcular
Qual a diferença de hectares para alqueires e como calcular

Qual a diferença de hectares para alqueires e como calcular

Você é um produtor rural ou pensa em investir na agricultura? Se sim, é fundamental que saiba a diferença entre as unidades de medida e como usá-las na sua propriedade. Duas dessas unidades agrárias mais usadas na agricultura atualmente são o hectare e o alqueire. Mas, qual é a diferença de hectares para alqueires? Como utilizá-los de maneira correta?

Neste post, vamos esclarecer tudo o que você deve saber e considerar sobre o uso de hectares e alqueires na agricultura. Entre os tópicos, abordaremos:

  • O que é hectare?
  • O que é alqueire?
  • Variações de hectare e alqueire conforme a região.
  • O que é possível cultivar em um hectare?
  • Como se mede uma propriedade rural?
  • Qual é a forma correta e padronizada de medir uma propriedade rural?
  • Quais documentos contêm o tamanho da propriedade?
  • Qual é a importância de conhecer a medida correta da propriedade?

Fique até o final e não perca nenhum detalhe importante!

Vamos lá?

O que é hectare?

Representado pelo símbolo “ha”, o conceito de hectare é baseado no Sistema Internacional de Unidades. Trata-se, portanto, de uma medida padrão, ou seja, ela não varia. Um hectare sempre terá 10.000 m² – dez mil metros quadrados

Isso significa uma área de 100 metros de comprimento por 100 metros de largura.

É uma unidade utilizada para georreferenciamento, medição e levantamento topográfico de imóveis rurais. 

Alguns exemplos incluem:

    • Fazendas
    • Plantações
    • Cultivos agrícolas
    • Propriedades florestais

A medição e o georreferenciamento dos imóveis rurais são procedimentos realizados para determinar as coordenadas geográficas, a dimensão e outros dados sobre a superfície do terreno. 

Segundo a legislação vigente, o georreferenciamento é obrigatório para imóveis rurais maiores do que 25 hectares. Para propriedades menores do que 25 hectares, ele passa a ser obrigatório a partir de novembro de 2025.

Segundo o INCRA, este procedimento é uma forma de regularização da dimensão, localização, padronização e identificação dos imóveis rurais.

Sendo assim, fica claro que o hectare é muito útil para mensurar a extensão de terrenos no setor florestal, imobiliário e agrícola no Brasil. 

O que é alqueire?

Já o alqueire é uma unidade de medida regional e muito popular no Brasil. Ela pode variar de uma região para outra e representar diferentes áreas. Sendo assim, diferentemente do hectare, não tem uma definição precisa e unificada

O alqueire costuma ser utilizado para compra e venda de imóveis rurais, principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Em Minas e em Goiás, por exemplo, o alqueire equivale a 48.400 metros quadrados

Já em outras regiões, como São Paulo, tem o valor próximo a 24.200 metros quadrados

Variações de hectare e alqueire conforme a região

É possível perceber que em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, o alqueire apresenta uma diferença quando transformado em m² ou hectares.

Dê uma olhada em como ficam essas conversões:

  • O alqueire mineiro equivale a 4,84 ha;
  • O alqueire paulista equivale a 2,42 ha.

No estado da Bahia e em Sergipe, existe ainda a unidade de medida agrária conhecida como Tarefa.

Na Bahia, uma tarefa equivale a aproximadamente 2,3 hectares e, em Sergipe, uma tarefa equivale a 3,3 hectares.

O alqueire mineiro e o paulista são os mais utilizados no Brasil. Por outro lado, podem existir variações em outros estados.

Por isso, produtor rural, lembre-se: sempre que for utilizar o alqueire ou a tarefa para a medição de uma propriedade rural, não se esqueça de perguntar qual o equivalente em hectare.

O que é possível cultivar em um hectare?

As espécies agrícolas e florestais podem ser cultivadas em diferentes espaçamentos.

A escolha do espaçamento vai depender, entre outros fatores:

  1. Dos objetivos;
  2. Das características da cultura;
  3. Da mecanização;
  4. Dos recursos financeiros. 

Em um hectare podemos plantar, por exemplo, aproximadamente, 1,11 mil mudas de eucalipto. Para isso, utiliza-se um espaçamento de 3m x 3m. Já considerando um espaçamento de 3m x 2m entre elas, é possível plantar, aproximadamente, 1,66 mil plantas.

O hectare é uma unidade importante para garantir práticas agrícolas eficientes e sustentáveis. Sendo assim, para planejar a sua atividade, é muito importante considerar, dentre outros fatores:

  • O tipo de produção agrícola
  • A alocação de recursos
  • A avaliação de rendimentos
  • A gestão sustentável das práticas agrícolas

Desse modo, não se esqueça: o hectare é uma medida primordial na agricultura, porque é utilizada para determinar o tamanho de áreas destinadas à produção de alimentos, pastagens e terras cultivadas!

Como se mede uma propriedade rural?

Mão digitando no notebook ao pôr do sol

Foto: Adobe Stock

Para medição e georreferenciamento dos seus imóveis, produtores rurais devem consultar profissionais qualificados e habilitados.

Medir um imóvel rural é fazer o levantamento topográfico, identificando a forma, a dimensão e a localização geográfica exata da propriedade.

A medição de pequenos imóveis com formas geométricas mais simples, ou seja, com dimensões quadradas e retangulares, como chácaras, sítios e lotes rurais ou até mesmo urbanos, é mais simples. Você precisa conhecer apenas a largura e comprimento da sua propriedade.

Por exemplo, uma propriedade rural com uma largura de 50 metros e um comprimento de 100 metros, apresenta 5.000 m2. Para achar essa área, você precisa multiplicar a largura pelo comprimento: 50m x 100m = 5.000 m².

Para converter essa área em hectares, é preciso dividir a área em metros quadrados por 10.000, pois 1 hectare equivale a 10.000 metros quadrados, lembra? Portanto, 5.000 m² ÷ 10.000 = 0,5 hectare.

Se a ideia for expressar a área em alqueires no estado de São Paulo, divide-se a área em metros quadrados por 24.200, que é a equivalência de 1 alqueire em metros quadrados. Assim, 5.000 m² ÷ 24.200 ≈ 0,206 alqueire.

Qual é a forma correta e padronizada de medir uma propriedade rural: alqueires, tarefas ou hectares?

A unidade alqueire é muito utilizada para compra e venda de imóveis rurais. Nos estados da Bahia e Sergipe, a Tarefa é a unidade de medida agrárias mais utilizada.

No entanto, o alqueire e a tarefa apresentam uma variação de acordo com a região. Como vimos, um alqueire paulista é diferente de um alqueire mineiro, por exemplo.

Já o hectare não apresenta variação. As duas formas, portanto, estão corretas. Mas a maneira mais padronizada é o hectare.

Ele também é utilizado como referência na produtividade das culturas, bem como na recomendação de insumos.

Quais documentos contém o tamanho da propriedade?

Considere os seguintes documentos básicos, cada um deles desempenhando um papel relevante na obtenção de informações ligadas aos imóveis rurais e às suas características: 

  • Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR):Emitido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é um documento que comprova o cadastramento do imóvel rural junto a esse órgão. Nele, contém informações como a área total da propriedade, limites e localização.
  • Cadastro Ambiental Rural (CAR):Ferramenta de monitoramento e controle ambiental em propriedades rurais. Este registro também inclui dados sobre a extensão da área rural, bem como detalhes sobre áreas de preservação permanente e reserva legal.
  • Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR):Imposto federal que incide sobre propriedades rurais. Para calculá-lo, é necessário ter dados sobre o tamanho da propriedade, fornecidos pelo dono na declaração anual do ITR.
  • Matrícula do Imóvel – Número de registro do imóvel rural em cartório:Documento que contém informações legais e técnicas sobre a propriedade. Isso inclui a descrição da área, suas dimensões e confrontações.

Essa documentação é necessária na avaliação e no registro de propriedades rurais, pois auxilia na tarefa de documentar adequadamente o tamanho das terras rurais e suas características, como a presença de reserva legal, vegetação nativa e áreas de preservação permanente, assegurando que elas estejam em conformidade com as regulamentações vigentes. 

Então, já sabe: ao pesquisar dados sobre a extensão de um território rural, não deixe de consultar esses documentos para obter informações mais precisas e atualizadas. Mas, se a sua propriedade apresentar áreas diferentes entres esses documentos, é possível e necessário fazer a adequação. Para esse trabalho, consulte um profissional habilitado.

Qual é a importância de conhecer a medida correta da propriedade?

No mundo dos negócios rurais, a medição correta das propriedades desempenha um papel fundamental, sabia?

Identificar exatamente qual é a dimensão de sua terra é essencial para uma série de operações e procedimentos legais.

No passado, as medições rurais eram realizadas com equipamentos que hoje são considerados obsoletos. Alguns exemplos são cordas, correntes e varas de tamanhos conhecidos.

Essas medidas antigas, muitas vezes, não correspondiam à realidade do terreno, levando a erros cartoriais nas matrículas de propriedades rurais.

Graças ao avanço da tecnologia e a novos equipamentos para medição de áreas, é possível determinar de forma precisa a localização do imóvel rural, seu perímetro, dimensões e outras informações da superfície do terreno, como o relevo, os cursos d’água e as nascentes, além das áreas de preservação permanente, da vegetação nativa, da infraestrutura e dos cultivos agrícolas e florestais.  

O avanço tecnológico, portanto, revolucionou a forma de medir e registrar terras rurais. Incrível, não é mesmo?

Concluindo  

Agora que você já descobriu qual a diferença de hectares para alqueires, compartilhe conosco nos comentários o que achou desse conteúdo!

Autor

Tiago José Freitas

Engenheiro Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, Tiago também é doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, onde atuou com recuperação de ecossistemas degradados. Ele possui larga experiência de mercado e também na sala de aula, onde já lecionou disciplinas como Legislação e Licenciamento Ambiental; Avaliação de Impactos Ambientais; Ecologia e Meio Ambiente, e Recuperação de áreas Degradadas. Integra o time da Bracell desde abril de 2022 como Analista de Negócios Ambientais.




Autor

Gilmar Mendes Murça

Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial e outra em Gestão Florestal, todas pela Faculdade Pitágoras, Gilmar possui mais de 30 anos de experiência na área florestal, tendo trabalhado em grandes empresas do setor. Integra o time da Bracell desde 2021, como Analista de Negócios Florestais, atuando com avaliação e negociação de imóveis rurais para aquisição e arrendamento.

Conte-nos o que achou do texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me por e-mail quando meu comentário for respondido.

Comentários

Interessante e elucidativo as explicações sobre medidas e documentos agrários.

Olá, Bartolomeu!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, toda semana publicamos novos conteúdos. Forte abraço!!!

Parabéns pela matéria. Muito esclarecedora.
Gostaria de sugerir uma matéria.

Olá, Fernando!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, publicamos novos conteúdos com frequência.

Adoramos saber também que você tem sugestões de pauta para nos enviar. Elas podem ser encaminhadas por aqui ou por e-mail para: digital@bracell.com.

Forte abraço!

Olá, Neto!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, publicamos novos conteúdos com frequência.

Adoramos saber também que você tem sugestões de pauta para nos enviar. Elas podem ser encaminhadas por aqui ou por e-mail para: digital@bracell.com.

Forte abraço!

Olá, Neto!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, toda semana publicamos novos conteúdos. Forte abraço!!!

Muito esclarecedor, de fácil entendimento e utilização. Aqui no nordeste em Sergipe, se pratica a tarefa sergipana; de tamanho bem menor que a padrão/convencionada na Bahia Agradeço a remessa. Cordialmente,

Olá, Augusto!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, publicamos novos conteúdos com frequência. Forte abraço!

Há um erro no texto, está escrito “Na Bahia, uma tarefa equivale a aproximadamente 2,3 hectares”, porém o correto é o contrário “um hectare equivale a aproximadamente 2,3 tarefas”.

Olá, Amauri! Tudo bem?

Obrigada por sua mensagem e pela presença aqui. A correção no texto foi feita. Continue nos acompanhando para receber mais novidades. Estamos sempre publicando conteúdos inéditos sobre preservação ambiental e o cultivo de eucalipto. Forte abraço!

Uma tarefa na Bahia é equivalente a 0,4356 de hectare, ou seja, 4.356 m² é uma tarefa ou 30 x 30 braços.

Tecnólogo em Agronegócio CREA-BA nº 3000142192-3, precisar de um auxiliar técnico estou a disposição, pois, estou desemprego.

Olá, Eder! Tudo bem?

Obrigada por sua mensagem e pela presença aqui. A correção no texto foi feita. Continue nos acompanhando para receber mais novidades. Estamos sempre publicando conteúdos inéditos sobre preservação ambiental e o cultivo de eucalipto. Forte abraço!

Tiago e Gilmar!

Muito obrigado por passar seus conhecimentos na área entre a diferença do hectare e alqueire.
Sobre o cultivo do eucalipto e a distancia e aproveitamento correto.
E principalmente os documentos necessários para que a propriedade estejam legalmente registrada.

Att.
Fernando

Olá, Fernando!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, toda semana publicamos novos conteúdos. Forte abraço!!!

Olá boa noite, somos aqui da área rural rural de Iaras sp , mais precisamente do assentamento Zumbi dos Palmares. Gostei muito do texto, e seu conteúdo, pois aqui mesmo no sítio temos dúvidas, sua o tamanho de sua área real. O como o texto acima mostra, é de suma importância o conhecimento real do tamanho da sua propriedade. Portanto precisaremos contratar um profissional para fazer essa medição correta. Muito obrigado pelo conteúdo.

Olá, Fernando!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, publicamos novos conteúdos com frequência. Forte abraço!

Eu não sou produto rural mais tenho Horto cultivo todo tipo de plantas e com o Encino da bracell com certeza agora minhas plantas estão mais que lindas

Olá, Marcelino!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, publicamos novos conteúdos com frequência. Forte abraço!

Outras publicações que você pode gostar

Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
especialista Bracell entrará em contato com você.










    Não se preocupe, suas informações estarão seguras.