Programa Produtor Florestal - Cultive Eucalipto

Programa Produtor Florestal

 

ParceirosCriado para viabilizar a participação dos produtores rurais na cadeia produtiva do eucalipto na região de Lençóis Paulista (SP), o PPF (Programa Produtor Florestal) auxilia a população local a desenvolver negócios florestais.

Por meio dessa parceria, a empresa compartilha sua tecnologia florestal e ajuda os produtores rurais a diversificar suas atividades e aumentar suas fontes de renda com o plantio de eucalipto nas áreas disponíveis de suas propriedades. Parte da madeira é comprada pela empresa para abastecer a fábrica, e o restante é usado pelos produtores de acordo com suas próprias necessidades.

Quem pode participar

Qualquer produtor rural da região de Lençóis Paulista (SP), onde a Bracell possui atuação, pode participar do Programa Produtor Florestal, desde que a propriedade:

  • Esteja com documentação fundiária atualizada;
  • Esteja localizada a até 120 km da fábrica da Bracell em Lençóis Paulista;
  • Apresente potencial produtivo satisfatório;
  • Não tenha passivos ambientais;
  • Esteja localizada em região com precipitação pluviométrica (índice de chuvas) acima de 1000mm anuais.

Todos estes aspectos são avaliados a partir de reuniões de representantes da empresa com os proprietários rurais, visitas de campo, análise de documentação do imóvel, medição topográfica, legalização ambiental e processo de averbação de reserva legal e, finalmente, assinatura do contrato.

Benefícios econômicos

O retorno financeiro do Programa Produtor Florestal ao proprietário rural varia de acordo com a distância de sua propriedade em relação à fábrica e ao regime de chuvas e o solo onde se localiza o terreno.

E não é só o proprietário e a empresa que ganham com o PPF: ele também gera resultados financeiros positivos para os municípios e para o estado, porque aumenta a geração de impostos e de empregos, além de investimentos em infraestrutura.

Benefícios socioambientais

O Programa Produtor Florestal contribui para a manutenção da qualidade ambiental nas propriedades de seus participantes. Isso porque uma das limitações do programa é que as áreas de preservação permanente (APPs), como nascentes e matas ciliares, sejam delimitadas e as áreas de reserva legal sejam registradas.

Além disso, a floresta plantada protege melhor o solo da erosão, com a vantagem de gerar madeira, um produto comercializável que é muito útil em áreas rurais. Plantar árvores também ajuda a absorver o CO2, um dos principais gases que causam o aquecimento global.