Conheça a biodiversidade das florestas do Litoral Norte e Agreste Baiano
Foto Testeira

Livro gratuito Floresta Sempre Viva: conheça a biodiversidade das florestas do Litoral Norte e Agreste Baiano

Compartilhar a riqueza da biodiversidade no Litoral Norte e Agreste baiano. Esse é o objetivo do nosso livro fotográfico “Floresta sempre Viva”. A obra está disponível gratuitamente e traz flagrantes de animais silvestres em remanescentes de mata nativa nas áreas da empresa, assim como registros da flora, evidenciando a relevância das nossas iniciativas de conservação ambiental.

Na Bahia, preservamos aproximadamente 40% do total da vegetação nativa em nossas propriedades, o que representa quase 61 mil campos de futebol. Estas áreas encontram-se intercaladas com os plantios de eucalipto.

Dentre as áreas que ajudamos a proteger, destacam-se as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), reconhecidas como parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e destinadas à conservação ambiental, pesquisa e turismo.

As nossas RPPN possuem 8.170 hectares e, dentre elas, destacasse a RPPN Lontra, localizada entre os municípios baianos de Entre Rios e Itanagra e reconhecida pelo Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Biodiversidade

Essas Reservas têm um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais reconhecido pela Unesco. Isso quer dizer que se trata de um local de excelência para trabalhos de pesquisa científica, promoção da conservação e desenvolvimento sustentável regional. Ressaltamos que, diferentemente dos demais Postos Avançados da Bahia, a RPPN Lontra é o único que pertence a uma empresa.

Além de registros fotográficos da biodiversidade presente na RPPN Lontra, o livro Floresta Sempre Viva apresenta também programas e ações da empresa para a conservação da água e dados gerais do programa de monitoramento da Bracell.

As imagens foram captadas nas ações de campo, algumas delas dentro dos nossos programas de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora e de Avistamento de Fauna.

O livro conta com fotografias inéditas feitas por Gleison Rezende e Igor Macedo, colaboradores da Bracell, por Lucas Passos, ornitólogo que atua no Programa de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora, e pelo fotojornalista Uendel Galter. Os textos são assinados pela jornalista Scheilla Gumes.

Guilherme Araújo, diretor-geral da Bracell na Bahia, destaca, no prefácio da obra, que “o cuidado com o meio ambiente permeia o processo produtivo da Bracell de ponta a ponta” e que a interação com as florestas “envolve respeito, descobertas e aprendizados com seus processos de polinização, regulação do clima, estoque de CO2, manutenção do ciclo da água e muitos outros”.

Se interessou? Então clique aqui para acessar o livro gratuitamente!

Autor

Bracell

Somos uma das maiores produtoras de celulose solúvel do mundo, matéria-prima com alto teor de pureza obtida a partir do plantio sustentável de eucalipto e utilizada na fabricação de uma ampla variedade de produtos, como alimentos, cosméticos, roupas, remédios e tantos outros itens. A conservação do meio ambiente, por meio de projetos voltados à proteção e recuperação de matas nativas, da fauna e flora, de nascentes e de outros cursos d’água, é parte fundamental do nosso negócio.

Conte-nos o que achou do texto

    Para manter o seu sigilo, o seu comentário não será publicado.

    Outras publicações que você pode gostar

    Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

    Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
    especialista Bracell entrará em contato com você.









      Não se preocupe, suas informações estarão seguras.