Dia Internacional da Água: Bracell destaca monitoramento de microbacias e conservação dos recursos hídricos
No Dia Internacional da Água, comemorado em 22 de março, a Bracell destaca um importante tema: as microbacias, áreas geográficas delimitadas em função do relevo, que conduz a água da chuva para um curso principal, como um rio, riacho ou lago.
Na Bahia, a empresa realiza, desde 2021, o projeto de Monitoramento da Qualidade dos Recursos Hídricos Superficiais, por meio do qual analisa a qualidade da água de 24 microbacias de importantes rios das regiões do Litoral Norte e Recôncavo Baiano.
A iniciativa envolve 23 áreas geográficas sob influência da atividade florestal da empresa, abrangendo mais de 11 mil hectares. Dentre as microbacias contempladas estão as dos rios Marcanair, Subaúma, Sauípe, Imbassaí e Pojuca.
Esse projeto reflete o cuidado que a empresa adota para a proteção de nascentes e corpos de água nas áreas em que realiza os plantios de eucalipto.
De acordo com Joedson Silva, analista ambiental responsável por esse trabalho, são avaliados 30 parâmetros físico-químicos da água coletada para ver a interação das microbacias com os plantios de eucalipto.
“Quanto mais dados coletados e utilizando a metodologia do Índice da Qualidade da Água (IQA), é possível identificar com mais precisão a qualidade do curso hídrico. Esta metodologia é cientificamente usada por outras organizações e a Bracell a aprimorou, juntando a análise do IQA e restringindo a coleta e análise às microbacias”, afirma.
Ele ainda destaca que os resultados qualitativos e quantitativos das análises físico-químicas são compilados e analisados por um laboratório independente credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a fim de identificar características ecológicas do ambiente e de compreender eventuais alterações. O resultado deste monitoramento vai contribuir, ainda mais, nas tomadas de decisões da organização em ações futuras.
Programa de Monitoramento da microbacia do Farje
Iniciado em 1996, o Programa de Monitoramento da Microbacia do Farje, conhecido popularmente como Quiricó Grande, é feito de uma forma diferente das outras 23 nas áreas da empresa.
Em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), a Bracell apostou no monitoramento hidrológico, que estuda a ocorrência, distribuição e movimentação da água, como ferramenta para analisar as relações entre o manejo florestal e os recursos hídricos.
Realizado há 25 anos, esse monitoramento tem gerado um rico e extenso banco de dados capaz de contribuir para a compreensão de que a água constitui um recurso a ser compartilhado, como destaca o professor Silvio Ferraz, da Escola Superior de Agrícola Luiz de Queiroz (Esalq-USP).
O rio Quiricó Grande percorre os municípios de Araçás, Itanagra e Pojuca, onde deságua no rio Pojuca.
Conservação da água em áreas dos parceiros florestais
Marcos Feltrin, proprietário rural e parceiro florestal da Bracell desde 2019, tem percebido como os cuidados que a empresa tem com os recursos hídricos tem feito a diferença. Ele conta que, antes do plantio do eucalipto em suas terras, a área era de pastagem e houve uma degradação, principalmente nas minas de água.
“Nestes três anos de parceria, já é possível notar a restauração dos mananciais de água na fazenda. Nesta propriedade, temos várias nascentes e, agora, todas estão conservadas”, relata.
Marcos explica também que a parceria com a Bracell ainda vem proporcionando mais segurança em sua propriedade. “A ronda que é feita pelas equipes contribui para reduzir ocorrências de caça e pesca predatória, o que traz um grande ganho ao meio ambiente. Com a preservação das nascentes e das matas nativas, é possível avistar vários animais silvestres”, ressalta.
Conservação hídrica e ambiental
Os pilares de sustentabilidade da Bracell estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (ODS), nos quais a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos estão contemplados.
A empresa dedica mais de 30% da base florestal na Bahia e em São Paulo à conservação, recuperação e preservação ambiental – áreas onde já foram registradas as presenças de mais de mil espécies da fauna e flora silvestres.
As Áreas de Preservação Permanente (APP’s) são matas ciliares localizadas nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes que têm a função de proteger os cursos de água do assoreamento, evitando carreamento de solo para dentro dos rios.
O gerente de certificações e meio ambiente florestal da Bracell, João Carlos Augusti, ressalta o compromisso da empresa com a sustentabilidade e na criação de valor partilhado na construção de parcerias duradouras, seja com seus parceiros, poder público e/ou comunidade.
“Somos a maior e mais verde fábrica de celulose solúvel do mundo e a companhia tem como um de seus valores o respeito com o meio ambiente em toda sua cadeia produtiva. Neste sentido, nosso compromisso com o recurso hídrico presente nas áreas que atuamos é permanente”, destaca o gerente.
Deixe um comentário