Conheça o programa da Bracell para conservação da fauna e flora
Conheça o nosso programa de biodiversidade para conservação da fauna e flora

Conheça o nosso programa de biodiversidade para conservação da fauna e flora

Produzir de maneira sustentável, agregando valor para a comunidade e para a fauna e flora é um dos grandes desafios da indústria, especialmente para setores que dependem de recursos naturais. Não é à toa que, em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 22 de maio como o Dia Internacional da Biodiversidade, um reconhecimento que visa conscientizar a população mundial sobre a importância e a preservação da diversidade biológica em todos os ecossistemas do planeta.

Alinhada a este compromisso, desenvolvemos um programa de Monitoramento da Biodiversidade para Conservação da Fauna e Flora, que busca entender os impactos das nossas operações do manejo florestal na vegetação nativa e na vida animal, contribuindo para a manutenção dos ecossistemas naturais por meio da realização de práticas responsáveis.

De acordo com Marcela Trecenti Capoani, coordenadora de Meio Ambiente e Certificações da nossa unidade em São Paulo, “O objetivo da Bracell é adotar práticas do manejo que diminuam os impactos negativos e potencializem os positivos a favor da conservação do solo, da água e da biodiversidade. O Programa de Monitoramento da Fauna e Flora nos trazem indicadores importantes, que são direcionadores para a realização das melhores práticas”, diz.

RPPN Lontra: nosso Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Programa de Biodiversidade para conservação da fauna e flora

Reserva Particular do Patrimônio Natural da Bracell / Foto: Igor Macedo

As ações de monitoramento e preservação da fauna e flora são desenvolvidas nas nossas regiões de atuação nos estados da Bahia e de São Paulo. Na Bahia, por exemplo, somos proprietários da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, maior unidade de conservação deste gênero do Litoral Norte, com 1.377 hectares de Mata Atlântica. A área fica a cerca de 140 km da capital Salvador, entre os municípios de Entre Rios e Itanagra.

Na Bahia, já identificamos 378 espécies da flora silvestre, 264 espécies de aves, 75 de anfíbios, 57 de cobras e lagartos e 38 de mamíferos. Dentre elas, há pelo menos 30 espécies de animais ameaçadas de extinção, como o sapinho-foguete (Allobates olfersioides), a surucucu pico-de-jaca (Lachesis muta) e o guigó-de-coimbra-filho (Callicebus coimbrai), além de plantas raras, como a palmeira-juçara (Euterpe edulis), e de um dos menores lagartos do mundo, o briba-de-folhiço (Coleodactylus meridionalis).

“A RPPN Lontra não é só uma área de preservação, mas de estudo da biodiversidade da Mata Atlântica, o que a torna o ‘coração’ ecológico da região do Litoral Norte e Agreste baiano. Além disso, todo o conhecimento gerado pela empresa é compartilhado com as universidades e com os órgãos ambientais”, afirma Meryellen Baldim Oliveira, coordenadora de Meio Ambiente e Certificações da nossa unidade na Bahia.

Em 2019, a RPPN Lontra foi reconhecida pela Unesco como único Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica pertencente a uma empresa privada. No ano seguinte, a reserva foi certificada como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas). Desde então, os órgãos ambientais da Bahia já realizaram a soltura de cerca de 200 animais silvestres, entre aves, mamíferos e répteis reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Além do valor científico e educacional, o trabalho de monitoramento e preservação da biodiversidade também tem impactos positivos para o país, como ressalta o secretário do Meio Ambiente da Bahia, João Carlos Oliveira: “As RPPNs são um estímulo muito forte, representam muito para nós. A gente precisa transformar o meio ambiente em uma pauta e imagem positiva. Os grandes fundos de investimento estão dizendo que só investem no Brasil depois que discutirem a imagem ambiental”.

Conservação da fauna e flora em São Paulo

Programa de Biodiversidade para conservação da fauna e flora

Soltura de jaguatirica na RPPN Lontra da Bracell / Foto: Igor Macedo

Em São Paulo, também fazemos um intenso trabalho de monitoramento da fauna e flora em nossos territórios de atuação.

“Por meio da proteção do solo, do ar e dos recursos hídricos, o cultivo sustentável de florestas plantadas é uma atividade que favorece o desenvolvimento de ambientes com alta diversidade. Visando a conservação dos recursos naturais, nossas operações adotam práticas conservacionistas, como o plantio em nível, a contenção e conservação da água, a manutenção dos resíduos pós-colheita e o combate a incêndios florestais. A adoção dessas práticas, aliada a utilização de técnicas, como o plantio em mosaicos e a formação de corredores ecológicos, integrando os plantios e as florestas naturais, propiciam habitat adequado para animais, plantas e microrganismos, contribuindo para a conservação e aumento da biodiversidade”, explica Ariel Evandro Fossa, nosso gerente sênior de Operações Florestais em nossa unidade em São Paulo.

Desde 2007, já identificamos em nossas áreas em São Paulo 302 espécies de aves, 39 espécies de mamíferos e 260 espécies de flora. Em 2019, o programa de monitoramento foi ampliado e passou a incluir répteis, anfíbios e peixes. De lá para cá foram identificados 05, 12 e 43 animais, respectivamente.

Entre as espécies de animais ameaçados de extinção, já catalogamos nas regiões de monitoramento as presenças do lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), gato-do mato-pequeno (Leopardus guttulus), tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), onça-parda (Puma concolor), jaguatirica (Leopardus pardalis) e maracanã-verdadeira (Primolius maracanã). Destacam-se ainda espécies da flora como ipê felpudo (Zeyheria tuberculosa), farinha seca (Albizia burkartiana), canela sassafrás (Ocotea cf odorifera), cedro (Cedrela fissilis) e Jasmin (Rudgea jasminoides). Em relação aos peixes, foram identificadas espécies como tabarana (Salminus hilarii) e cascudo-chinelo (Rineloricaria pentamaculata).

Autor

Bracell

Somos a maior produtora de celulose solúvel do mundo, matéria-prima com alto teor de pureza obtida a partir do plantio sustentável de eucalipto e utilizada na fabricação de uma ampla variedade de produtos, como alimentos, cosméticos, roupas, remédios e tantos outros itens. A conservação do meio ambiente, por meio de projetos voltados à proteção e recuperação de matas nativas, da fauna e flora, de nascentes e de outros cursos d’água, é parte fundamental do nosso negócio.

Conte-nos o que achou do texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me por e-mail quando meu comentário for respondido.

Comentários

Outras publicações que você pode gostar

Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
especialista Bracell entrará em contato com você.










    Não se preocupe, suas informações estarão seguras.