Conheça a experiência de Paulo com plantação de eucalipto
Foto Testeira

Conheça a história de Paulo e a sua experiência com a plantação de eucalipto

É possível alinhar amor pela natureza, investimento seguro e rentável e plantação de eucalipto? Paulo, esse simpático senhor, mostra que sim. Para entender melhor como e porque essa relação é viável, continue com a gente!

 

plantação de eucalipto

Paulo é produtor rural, técnico em agropecuária e administrador de empresas que sempre morou em regiões com a predominância de matas, desenvolvendo profundo respeito e contato com o meio ambiente.

Oriundo de Itagi, município baiano localizado na região de Mata Atlântica, quando adulto, Paulo se mudou para o Pará, tendo a oportunidade de conhecer e se encantar pela Floresta Amazônica.

Retornando à Bahia, se tornou presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Santo Amaro, terra de Dona Canô e Caetano Veloso.

Atualmente, Paulo é proprietário de uma fazenda nesse município, local de descanso e de desenvolvimento das suas atividades rurais. Lá, ele e sua família também podem desfrutar de um pomar com diversas árvores frutíferas que fazem a alegria de todos.

É nesse cenário verde onde, há oito anos, a Bracell começou a fazer parte da vida desse produtor rural, por meio da plantação de eucalipto. Para conhecer melhor essa história, leia a entrevista que fizemos com Paulo e saiba mais sobre:

– Como ele conheceu a empresa
– Quais atividades desenvolvia em sua propriedade antes da plantação de eucalipto
– A relação entre eucalipto e água
– A visão de Paulo sobre os tocos dessa planta
– Como ficou o solo da sua propriedade após a plantação de eucalipto
– Como ficou a preservação ambiental na propriedade de Paulo após a plantação de eucalipto
– O que mudou nas estradas de acesso à sua propriedade
– A segurança do local
– O que a sua família pensa sobre a parceria com a Bracell

Como você conheceu a Bracell?

Conheci a empresa em 2011, quando ela ainda se chamava Copener. Eu estava no Parque de Exposições de Feira de Santana e vi um stand da empresa apresentando a Parceria Florestal. Em 2013, iniciamos a plantação de eucalipto e hoje temos 70 hectares plantados em minha propriedade.

Quais atividades você desenvolvia na sua propriedade antes da plantação de eucalipto?

Eu explorava pecuária de corte. Mas não estava sendo vantajoso financeiramente e decidi partir para outra atividade. Como sempre gostei de agricultura e necessitava recuperar os pastos degradados, percebi que a parceria com a Bracell iria atender o meu propósito.

Além de eu ter mantido a sede da fazenda intacta e a área de reserva legal ter ficado protegida, como exige a legislação ambiental, a parceria pode ser feita apenas em um determinado trecho da fazenda e os ganhos financeiros são bastante satisfatórios.

O que você pensa a respeito das crenças que afirmam que plantação de eucalipto seca rios e outros corpos d’água?

Não concordo com essas crenças. Dentro da minha fazenda passa um riacho e o eucalipto ajudou a preservar a água.

Quando a minha propriedade era pasto, a água da chuva descia em enxurrada, de uma vez só, causando erosão.

Na época do plantio do eucalipto, o pessoal da empresa teve uma preocupação em fazer linhas em curva de nível, sempre cortando a água. Quando planta assim, a chuva não faz enxurrada dentro do plantio, porque como o sistema radicular do eucalipto vai retendo umidade, a água vai sendo liberada gradualmente, da mesma forma que a mata ciliar faz esse processo de reter a água da chuva e ir soltando aos poucos.

Por esse processo, todas as minhas aguadas aumentaram de volume.

Além disso, como o eucalipto é uma planta que não produz frutos e tem poucas folhas, o que ele retira de água é muito pouco.

Se a gente for comparar com pés de árvores frutíferas, que têm folhas e frutos, eles buscam muita água para produzir e se manterem. Tanto que no período de estiagem, essas árvores ficam sem frutos, mas os eucaliptos continuam frondosos.

“Dentro da minha fazenda passa um riacho e o eucalipto ajudou a preservar a água. Quando a minha propriedade era pasto, a água da chuva descia em enxurrada, de uma vez só, causando erosão.”

Em algum momento, você já teve receio de que os tocos de eucalipto que permanecem no solo após a colheita pudessem impedir a plantação de outras culturas?

As pessoas me perguntam bastante sobre isso. O toco de eucalipto não resiste muito tempo e apodrece logo. Tanto que, para usar a madeira de eucalipto na construção civil, é necessário fazer um tratamento químico nele para que fique mais resistente.

Então minha cabeça já não funciona com esses tabus em relação ao eucalipto. Ele chegou para ficar.

Como você avalia a adubação do solo na área onde o eucalipto está plantado?

O solo é muito adubado, porque a Bracell está sempre repondo calcário e nutrientes. Então acredito que, se um dia o eucalipto tiver que sair da minha fazenda e eu precisar plantar outra coisa, a área vai estar com uma adubação residual muito grande.

Cultivo de Eucalipto

Como ficou a situação da preservação ambiental na sua propriedade após a plantação de eucalipto?

Tenho uma fotografia aérea da fazenda tirada por um colega do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) quando ele foi fazer uma vistoria de helicóptero pelas redondezas.

Quando ele enviou a foto, me disse: “Sua propriedade está totalmente dentro da legislação e tem um belo mosaico florestal. Fiquei admirado. ”

Além disso, antes havia áreas degradadas na minha propriedade, mas depois que a Bracell fez o manejo, hoje não existe mais nenhum pedaço de área erodida lá dentro.

Na fazenda, também mantenho uma área de pomar, com coco, laranja, caju, acerola, mangueira, jaqueira, tudo para consumo familiar.  O prazer da minha família é ir para a fazenda e colher fruta do pé.

Plantação de eucalipto

Você disse que costuma visitar sempre a propriedade para descansar com a família. Como é a condição das estradas dentro da área onde está a plantação de eucalipto?

Depois da plantação de eucalipto, as estradas vicinais da minha propriedade melhoraram bastante. Eu ando em toda a fazenda em carro sem tração, no período de inverno a verão. Isso é um benefício e mostra que a empresa fez as estradas com muito cuidado. Inclusive nas ladeiras, ela colocou quebra-molas para desviar água pelas laterais. Então durante o ano todo você tem estradas muito boas.

A Bracell tem uma equipe da Patrimonial para proteger as florestas e as pessoas. Você avalia isso como um benefício da parceria?

Sim, com a empresa tenho uma sensação de segurança na propriedade. Antes, quando era pastagem, entrava muito desconhecido na área. Depois do plantio do eucalipto, houve um fechamento da área com a mata e a presença constante da ronda da Patrimonial, o que aumentou a segurança.

Como a sua família vê essa parceria com a Bracell?

Toda a família está muito feliz com essa parceria e o bom relacionamento que tenho com a empresa. Minha esposa é engenheira agrônoma e está sempre comigo, participando das atividades de campo e aproveitando os prazeres que o meio rural proporciona.

A minha família vê a propriedade como um legado e a minha filha, por exemplo, já me disse: “Meu pai, nós temos que aprender a tocar a fazenda! ”  É verdade! Eles devem realmente conhecer o pessoal da Bracell o quanto antes, para poder dar continuidade na sucessão familiar na administração da propriedade.

Se um dia Deus permitir que eu tenha outra propriedade e que tenha vocação para plantação de eucalipto, vou atrás da empresa para fazer uma parceria também nessa área. Porque cultivar eucalipto representa a combinação entre um sonho que eu sempre tive: o de plantar árvores e o de dar sustentabilidade econômica à propriedade rural.

Autor

Bracell

Somos uma das maiores produtoras de celulose solúvel do mundo, matéria-prima com alto teor de pureza obtida a partir do plantio sustentável de eucalipto e utilizada na fabricação de uma ampla variedade de produtos, como alimentos, cosméticos, roupas, remédios e tantos outros itens. A conservação do meio ambiente, por meio de projetos voltados à proteção e recuperação de matas nativas, da fauna e flora, de nascentes e de outros cursos d’água, é parte fundamental do nosso negócio.

Conte-nos o que achou do texto

    Para manter o seu sigilo, o seu comentário não será publicado.

    Outras publicações que você pode gostar

    Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

    Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
    especialista Bracell entrará em contato com você.









      Não se preocupe, suas informações estarão seguras.