Soltura de animais silvestres: 40 animais ganham novo lar em reserva na Bahia – Cultive Eucalipto
Soltura de animais silvestres: 40 animais ganham novo lar em reserva na Bahia

Soltura de animais silvestres: 40 animais ganham novo lar em reserva na Bahia

Os répteis, mamíferos e aves foram reintegrados no Projeto Cachoeira, reserva pertencente à Bracell que fica no município de Entre Rios, na Bahia

Quarenta animais silvestres recuperados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador (BA), que é vinculado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram reintegrados à natureza na último dia 17/05. A soltura ocorreu no Projeto Cachoeira, reserva pertencente à Bracell que fica no município de Entre Rios (BA) e é certificada como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas).

Dentre os animais que ganharam um novo lar estão 10 jiboias (Boa constrictor), seis cágados-cabeça-de-cobra (Mesoclemmys tuberculata), cinco jararacas (Bothrops leucurus), três cobras-d’água (Helicops sp.), três cágados-de-barbicha (Phrynops geoffroanus), dois Jacarés-coroa (Paleosuchus palpebrosus), duas corais-verdadeiras (Micrurus ibiboboca), duas iguanas (Iguana iguana), duas suindaras (Tyto furcata), uma mão-pelada (Procyon cancrivorus), uma cuíca (Marmosops matschie), uma caninana (Spilotes pullatus), um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) e uma cobra-cega (Amphisbaena alba).

soltura_animais_silvestres_bracell_cobra
Foto: Acervo Bracell

De acordo com o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell, que participou da reintegração dos animais junto com a equipe do Cetas, o Projeto Cachoeira foi escolhido por ter as condições naturais adequadas para acolher as espécies. “A propriedade tem um alto nível de conservação ambiental, além de ser banhada pelo rio Sauípe, o que garante o ambiente perfeito para que eles voltem a viver em um ambiente adequado para seu desenvolvimento”, afirma.

Ele acrescenta ainda que, juntamente com o Projeto Cachoeira, a Bracell tem mais três Asas certificadas para a soltura dos animais silvestres. São elas: o Projeto Sergipe, em Jandaíra, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, em Entre Rios e Itanagra, ambas na região do Litoral Norte, e a mais recente, na Fazenda Raiz, localizada no bioma Caatinga, no município de Água Fria.

Conheça outras ações da Bracell para preservar a biodiversidade.

Autor

Bracell

Somos a maior produtora de celulose solúvel do mundo, matéria-prima com alto teor de pureza obtida a partir do plantio sustentável de eucalipto e utilizada na fabricação de uma ampla variedade de produtos, como alimentos, cosméticos, roupas, remédios e tantos outros itens. A conservação do meio ambiente, por meio de projetos voltados à proteção e recuperação de matas nativas, da fauna e flora, e da conservação dos recursos hídricos é parte fundamental do nosso negócio.

Conte-nos o que achou do texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me por e-mail quando meu comentário for respondido.

Comentários

Oi, Bruno! Muito obrigada por sua presença em nosso blog e pelo seu comentário. Volte mais vezes, estamos sempre publicando novos conteúdos aqui sobre boas práticas ambientais para propriedades rurais e os benefícios das florestas plantadas de eucalipto. Forte abraço!

Outras publicações que você pode gostar

Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
especialista Bracell entrará em contato com você.










    Não se preocupe, suas informações estarão seguras.