Mudas de eucalipto: onde comprar plantas de qualidade
Mudas de eucalipto: onde comprar e o que observar para adquirir plantas de qualidade?

Mudas de eucalipto: onde comprar e o que observar para adquirir plantas de qualidade?

Você sabia que existem cerca de 730 espécies de eucalipto reconhecidas botanicamente? Aproximadamente vinte delas, contudo, são utilizadas com finalidades comerciais mundo afora. 

Cada uma das espécies dessa planta se adapta melhor a uma das cinco regiões brasileiras e às diferentes condições climáticas e ambientais desses lugares.

Nesse sentido, é fundamental que os produtores rurais saibam quais aspectos devem levar em consideração no momento de escolher mudas produtivas, desenvolver sua plantação e evitar perdas e prejuízos. 

Se você já se perguntou: “mudas de eucalipto, onde comprar?” Acompanhe o conteúdo que preparamos até o final e descubra todos os detalhes sobre onde comprar e o que analisar ao adquirir mudas dessa planta.

Boa leitura!

Qual uso o eucalipto vai ter?

Mudas de eucalipto

Foto: acervo Bracell

 

Para responder a essa pergunta, vale lembrar que o principal produto do eucalipto é a madeira. Portanto, ele é versátil e pode ser utilizado para as mais diversas finalidades. Alguns exemplos incluem:

    • Biomassa para Energia;
    • Produção de Celulose e Papel;
    • Indústria Madeireira;
    • Laminação;
    • Serraria.

Além disso, tem aplicação para fins menos conhecidos popularmente na sociedade, como cosméticos, medicamentos, alimentos, tecidos, entre outros. 

De modo geral, são exigidas características específicas para cada um desses produtos e cada uma dessas indústrias é um cliente potencial para quem trabalha com a planta.

Por esse motivo, é importante pesquisar quais os requisitos que elas buscam na madeira usada como matéria-prima antes de optar por uma espécie de eucalipto a ser cultivada.

Atualmente, conforme dados de 2022 da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), o setor de papel e celulose conta com a maior fatia da produção de madeira do país

Isso se dá pelo fato de o Brasil integrar a lista de nações com as maiores produções e exportações de celulose do globo. 

Algumas razões fazem com que as diferentes espécies de eucalipto sejam usadas com tanta frequência:

  • Rápido crescimento;
  • Capacidade de adaptação às diversas regiões ecológicas;
  • Potencial econômico proporcionado pelo uso diversificado da madeira.

Além disso, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a alta produtividade de madeira oferece custos menores e, em contrapartida, proporciona maiores taxas de retorno do investimento.

Essa dinâmica faz com que o cultivo do eucalipto seja atrativo e garanta competitividade significativa de seus produtos e materiais tanto no mercado interno quanto no externo.

Assim, fica fácil compreender que a demanda elevada de madeira para tantas finalidades diferentes contribui para o desenvolvimento do setor florestal e das comunidades rurais, não é mesmo?

O cultivo de florestas de eucalipto permite aos agricultores – de todos os tipos e portes – diversificarem a renda na sua propriedade, seja por meio de plantios puros, conhecidos por bosquetes, ou através de sistemas de integração, como, por exemplo, os sistemas silvipastoris.

Nesse sentido, os plantios de eucalipto têm aumentado nos últimos anos devido, justamente, à vasta flexibilidade do seu produto final.

Essa variedade tem chamado a atenção, inclusive, de pequenos produtores. É preciso, no entanto, estudar a viabilidade da cultura antes de tomar a decisão de plantio.

Para isso, deve-se levar em consideração a atratividade do produto para a região, além de outras informações técnicas que iremos abordar a seguir.

Como comprar mudas de eucalipto?

Plantação de eucalipto com mudas novas em campo aberto

Foto: acervo Bracell

A escolha da muda ideal para o plantio é dividida em três partes importantes: qualidade do produto, idoneidade do viveiro e seleção do clone correto.

Assim, fazer a escolha certa da espécie a ser plantada e saber com exatidão qual a sua finalidade são passos fundamentais para comprar as mudas e obter o melhor retorno do cultivo do eucalipto

Além disso, devem ser levadas em consideração a disponibilidade de mudas, a adaptação da planta ao ambiente e a sua tolerância a pragas e doenças.

O Brasil é um país com extensão continental e, por isso, apesar do eucalipto ser plantado em todas as regiões, determinadas espécies se adaptam melhor a cada uma das diferentes condições climáticas e ambientais desses locais.

Atenção, produtor rural: opte pelo material adequado para o local onde você irá cultivar essa planta, pois a escolha errada pode representar perdas e prejuízos grandes! 

A falta de planejamento do produtor, muitas vezes, faz com que ele plante o clone disponível naquele momento no mercado. Isso pode acarretar perdas significativas durante todo o ciclo da floresta, bem como na utilização da madeira.

Para evitar esses problemas, é necessário conhecer bem a região onde se pretende iniciar o cultivo e observar aspectos como:

    • Solo;
    • Clima;
    • Histórico de ocorrências de eventos climáticos adversos, incluindo excesso de chuvas, geadas e secas;
    • Condições físicas, químicas e biológicas do solo.

Depois de considerar todos esses fatores e observá-los na prática, caso seja identificada alguma irregularidade ou incompatibilidade com a espécie escolhida a princípio, é importante fazer um manejo florestal de correção

Os produtores também podem (e devem) conversar com vizinhos e colegas de produção. A troca de experiência em relação ao cultivo do eucalipto proporciona o acesso a uma quantidade significativa de informações acerca do desempenho de algumas espécies em cada região.

Além disso, começar o plantio em pequena escala é outra maneira de ter cautela e minimizar os riscos da plantação de eucalipto. Caso a espécie escolhida não seja a ideal e não se adapte ao solo daquela região, é possível fazer a correção sem grandes prejuízos e desperdícios de recursos materiais ou de tempo

Observar as características das mudas é importante

Como não existe uma única espécie de eucalipto que apresente um bom desempenho em todas as regiões do Brasil atualmente, a escolha de mudas é uma etapa primordial para a implantação de uma floresta produtiva de eucalipto.

Pensando nisso, portanto, não se esqueça de optar por aquelas oriundas de um viveiro de boa qualidade e procedência – iremos detalhar esse ponto mais à frente no nosso conteúdo. 

Para averiguar a saúde das mudas, fique de olho:

  • Nas cores, que precisam estar vivas;
  • Nas folhas, pois devem ser bem distribuídas;
  • Nas hastes, as melhores apresentam boa rigidez;
  • No sistema radicular, que deve ser abundante;
  • Nos indícios de manchas foliares ou outras doenças.

Aspectos biológicos e mais específicos também devem ser considerados, como:

  • Diâmetro mínimo do colo;
  • Faixa de altura ideal;
  • Número de pares de folhas;
  • Coloração das folhas;
  • Lignificação do caule;
  • Presença de raízes novas;
  • Retidão do fuste.

Embora existam pequenas peculiaridades quanto à qualidade de uma forma geral, uma boa muda deve apresentar:

  • Altura de 25 cm a 45 cm;
  • Diâmetro de colo superior a 3 mm;
  • Ao menos 3 pares de folhas bem formados;
  • Presença de raiz por toda a área do tubete;
  • Raízes ativas (brancas).

É preciso que elas estejam também livres de doenças ou deficiências nutricionais que comprometam seu desenvolvimento na floresta.

A presença de raízes ativas, identificadas pela cor esbranquiçada ao desentubar a muda, é crucial, pois permite a rápida expansão do sistema radicular após o plantio, melhorando a absorção de água e nutrientes do solo.

A variabilidade genética do eucalipto é percebida em fatores como as propriedades da madeira, a capacidade de brotação para segunda rotação, a forma da copa, a adaptação a diferentes condições de solo e de clima e a tolerância a pragas e doenças.

Mudas de eucalipto: onde comprar?

Para decidir onde comprar mudas de eucalipto, é importante observar algumas características. De acordo com a Embrapa, os viveiros de produção devem contar, por exemplo, com boa insolação e ventilação e ter uma drenagem natural satisfatória

Além disso, o agricultor interessado deve prestar atenção à disposição dos canteiros e ao seu comprimento. A área plantada deve estar preferencialmente no sentido norte-sul ou com face norte, por ser mais quente, ensolarada e protegida do vento sul. 

Os locais ideias para a aquisição de mudas de eucalipto também precisam utilizar sementes ou clones de procedência qualificada, conhecer as práticas de seleção e de descarte de mudas, ser livres de ervas daninhas e estarem cadastrados nos órgãos legislativos competentes.

Certificações dos viveiros

No que diz respeito à idoneidade do viveiro, é necessário que o comprador certifique-se que o produtor tenha inscrição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) por meio do Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

Esse registro garante que aquele estabelecimento produtor alcançou a conformidade legal para a produção de mudas.

Além disso, é preciso que o fornecedor tenha o registro nacional junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Esse documento traz informações importantes, como a identificação do domínio público do clone ou se está sob proteção de uma determinada empresa – o que proibiria o seu uso ou a sua produção por outros viveiros.

No ato da entrega de mudas, o produtor deve enviar ainda o termo de conformidade do lote. Ele assegura que a planta foi produzida em seu viveiro e traz informações sobre a origem do material genético utilizado para fazer a muda.

Esses documentos são importantes para atestar uma compra legítima, proteger o consumidor da coparticipação de produções clandestinas e assegurar o seu plantio.

Tire as suas dúvidas!

Gostou deste conteúdo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários. Teremos o maior prazer em lhe responder! 

Aproveite e conheça a história de Paulo e a sua experiência com a plantação de eucalipto. 

Autor

Maurício Prieto

Graduado em Engenharia Florestal, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Maurício Prieto possui larga experiência na área florestal. Integrando o time da Bracell desde 2014, atualmente ele atua como gerente de viveiros da empresa, liderando uma equipe de profissionais qualificados na produção de mudas clonais de eucalipto, utilizando técnicas avançadas de silvicultura e implantação florestal.

Conte-nos o que achou do texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me por e-mail quando meu comentário for respondido.

Comentários

Bom dia , gostei muito do texto. Tenho uma área de 31hectares em Araçás -Ba estou querendo implantar o bosquete de eucaliptos a Bracel já tem florestas lá nesta localidade queria saber se podem me auxiliar pois no programa de vcs a minha área é menor que os 50 hectares ué vcs pegam .

Olá, Anderson!

Agradecemos a sua presença aqui e o interesse em plantar eucalipto. Passamos o seu contato para o nosso time de especialistas para esclarecer suas dúvidas.

Forte abraço e volte mais vezes. Estamos sempre publicando conteúdos inéditos sobre preservação ambiental e o cultivo de eucalipto.

Conteúdo rico em informações, a qualidade das mudas faz a diferença no processo final

Olá, Renato!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, toda semana publicamos novos conteúdos. Forte abraço!!!

Olá, Renato!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, toda semana publicamos novos conteúdos. Forte abraço!!!

Olá, Merk!

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto.

Volte mais vezes, toda semana publicamos novos conteúdos. Forte abraço!!!

Outras publicações que você pode gostar

Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
especialista Bracell entrará em contato com você.










    Não se preocupe, suas informações estarão seguras.