Monitoramento de microbacias da Bracell atesta impactos da gestão sustentável de águas e florestas – Cultive Eucalipto
Monitoramento de microbacias da Bracell atesta impactos da gestão sustentável de águas e florestas

Monitoramento de microbacias da Bracell atesta impactos da gestão sustentável de águas e florestas

Malha hídrica da base florestal da empresa no estado da Bahia abriga mais de 1.750 nascentes de rios, reforçando manejo florestal sustentável realizado a partir do monitoramento de microbacias e nascentes

A Bracell celebra, em 2024, o monitoramento de quatro ciclos de plantio de eucalipto. São 27 anos de plantio sustentável, com investimentos em tecnologia industrial e a execução de um manejo florestal responsável. Por meio do monitoramento de microbacias e nascentes, a empresa contribui para a preservação de um recurso essencial para a vida: a água.

Desde que iniciou suas atividades no Brasil, em 2003, a Bracell agrega tecnologia à realização do monitoramento das microbacias e nascentes.

O monitoramento do rio Farje, em Alagoinhas (BA), é o mais antigo monitoramento de microbacia já realizado no Brasil por meio do Programa de Monitoramento e Modelagem de Microbacias (Promab) e do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). Esse monitoramento gera informações sobre o funcionamento hidrológico do manejo sustentável nas plantações florestais.

Segundo Aline Fransozi, Coordenadora Executiva no PROMAB-IPEF, a microbacia do Farje é o monitoramento mais antigo. “Sem dúvidas, esses dados contribuíram para o que já sabemos hoje sobre a relação floresta e água no Brasil. Isso demonstra a preocupação da empresa em conhecer as suas áreas e efeitos do manejo com bases científicas consolidadas. É justamente essa postura que apoia decisões importantes em toda a área de influência direta da companhia, ou seja, decisões que interferem na vida das pessoas e comunidades”, explica.

Veja mais sobre o monitoramento da microbacia do rio Farje neste vídeo:

Mais de 1750 nascentes protegidas na Bahia

O mapeamento de nascentes é outra ação de monitoramento da Bracell que reitera o compromisso com a conservação ambiental e o uso consciente dos recursos naturais. Na Bahia, as áreas de Planejamento e Meio Ambiente atualizaram as informações sobre a malha hídrica da base florestal da empresa no estado. A partir de técnicas de georreferenciamento de precisão, foram identificadas 1.758 nascentes de rios nestas propriedades.

“A presença dessas nascentes indica que o manejo florestal é sustentável. Todas as nascentes recentemente identificadas estão em áreas de Mata Atlântica no litoral norte da Bahia”, destacou Joedson Silva, coordenador de Meio Ambiente e Certificações da empresa. “A presença desses mananciais indica que o manejo florestal sustentável vem cumprindo os objetivos de conservação ambiental e de uso consciente dos recursos naturais nas nossas propriedades”, acrescenta. Todas as nascentes recentemente identificadas estão em áreas de Mata Atlântica, no litoral norte da Bahia.

Para o coordenador, os nascedouros são evidências de que o cultivo de eucalipto realizado de modo sustentável contribui para manter os mananciais, o que é essencial também para a sustentação da vida silvestre nestas áreas. “De fato, onde existem cursos d’água, há maior riqueza de fauna e flora que dependem diretamente daquele determinado ecossistema para sobreviver e todos eles estão protegidos rigorosamente, de acordo com a legislação”, destaca. As nascentes identificadas integram as bacias hidrográficas de rios como o Real, Inhambupe, Sauípe, Subaúma, Itapicuru, Joanes e Ipitanga.

Monitoramento de microbacias da Bracell atesta os impactos da gestão sustentável de águas e florestas

Foto: Acervo Bracell

Qualidade da água das nascentes chama a atenção

A qualidade da água proveniente das nascentes monitoradas pela Bracell é um aspecto que chama a atenção. De acordo com Silva, isso se deve ao fato de, nas atividades de silvicultura, não haver descarte de efluentes ou resíduos nos leitos e mananciais. “Além disso, observamos que as matas ciliares estão preservadas, o que evita eventuais interferências de quaisquer usos destas áreas”, observa.

Humberto Amoedo, coordenador de Planejamento e Geoprocessamento da Bracell, explica que a identificação das nascentes é feita, primeiramente, a partir de imagens de satélite que permitem observar as bacias a partir do relevo de cada propriedade, bem como a consulta de diferentes fontes públicas e organismos oficiais. Na identificação das bacias, são usados drones para fazer uma investigação mais detalhada do terreno e confirmar a existência dos nascedouros.

“Então, uma equipe vai até cada local para confirmar a presença da nascente e registrá-la com equipamentos topográficos. Todos os dados apurados são atualizados no cadastro florestal da empresa, onde constam as informações de uso e ocupação das áreas, bem como o manejo dos plantios, e cujas informações são a base para o resto de informações cartográficas que são geradas posteriormente”, explica Amoedo.

As técnicas de uso do solo adotadas pela Bracell, incluindo os mosaicos florestais, são decisivas para a preservação e recuperação de milhares de hectares de matas nativas nas regiões onde a empresa mantém suas unidades de manejo.

Os mosaicos florestais são áreas de plantio de eucalipto alternadas com remanescentes de mata nativa, muitas vezes interligados, que formam corredores biológicos que ajudam a proteger a vegetação, a fauna silvestre e também as nascentes de rios e riachos. Isso porque, além de oferecer ambientes adequados à continuidade do ciclo da vida em suas áreas florestais, a Bracell atua na vigilância das propriedades, reduzindo os riscos de danos ambientais provocados pelos incêndios, desmatamentos, caça e captura de animais.

Fale conosco

Gostou deste conteúdo? Caso tenha ficado com alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários. Teremos o maior prazer em lhe responder!

 

Autor

Bracell

Somos a maior produtora de celulose solúvel do mundo, matéria-prima com alto teor de pureza obtida a partir do plantio sustentável de eucalipto e utilizada na fabricação de uma ampla variedade de produtos, como alimentos, cosméticos, roupas, remédios e tantos outros itens. A conservação do meio ambiente, por meio de projetos voltados à proteção e recuperação de matas nativas, da fauna e flora, e da conservação dos recursos hídricos é parte fundamental do nosso negócio.

Conte-nos o que achou do texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notifique-me por e-mail quando meu comentário for respondido.

Comentários

Outras publicações que você pode gostar

Receba o contato de um especialista da Bracell para conhecer melhor o nosso modelo de negócio florestal

Preencha o formulário e, em até 3 dias úteis, um
especialista Bracell entrará em contato com você.










    Não se preocupe, suas informações estarão seguras.